Depois do Mario Kart 64, saiu o Mario Kart: Super Circuit5 como o primeiro Mario Kart para uma consola portátil. Depois o Mario Kart: Double Dash!!6, com karts que podem levar dois corredores, foi lançado para a GameCube. Konno-san, não trabalhaste nesses dois jogos. Porquê? 5 Mario Kart: Super Circuit: O terceiro jogo da série. Lançado na Europa em Setembro de 2001 para a Game Boy Advance. 6 Mario Kart: Double Dash!!: O quarto jogo da série. Lançado na Europa em Novembro de 2003 para a Nintendo GameCube.
Não há nenhuma razão em especial. Por essa altura, eu estava a trabalhar imenso com outras empresas de desenvolvimento, ligadas à Nintendo, e estava envolvido no desenvolvimento do Luigi’s Mansion7. 7 Luigi’s Mansion: Um jogo de acção-aventura lançado em simultâneo com a GameCube na Europa, em Maio de 2002.
O nosso grupo começou a desenvolver o Nintendogs9 e o Mario Kart DS quase ao mesmo tempo. Fui o produtor dos dois jogos, mas Miyamoto-san disse-me que queria que eu supervisionasse o trabalho mais como director e que, salvo indicação em contrário, o resto dependia de mim! (risos) 9 Nintendogs: Um jogo que te convida a experimentar comunicar com cachorrinhos. Lançado na Europa em Outubro de 2005 para a Nintendo DS.
Cada título tinha o seu director, e eu poderia dizer a mim próprio, “OK, hoje é dia de Mario Kart DS e amanhã é dia de Nintendogs.” Mas, às vezes, o director do Mario Kart DS queria ter uma reunião no dia Nintendogs. Fazia-o esperar até à noite e, só nessa altura, depois de tirar todos os cães da minha cabeça, é que nos sentávamos para conversar. Como director, estou habituado a trabalhar num único projecto de cada vez, mas esta foi a primeira vez que me envolvi em vários projectos ao mesmo tempo, por isso foi um desafio daqueles. Entendo o que deveria ser para Miyamoto-san.
Então compreendes, pela primeira vez, como era difícil ser Miyamoto-san. Se calhar, é por isso que tiveste de trabalhar em dois projectos ao mesmo tempo.
Correcto. Queríamos utilizar a tecnologia Wi-Fi para sairmos do modo de jogo com quatro jogadores do Mario Kart 64 para que oito pessoas pudessem jogar em simultâneo.
Konno-san é um dos maiores fãs de jogos online da empresa. Fiz com que fosses a reuniões com representantes de vários departamentos para discutir o desenvolvimento da Ligação Wi-Fi da Nintendo.
Imagino que sim. No entanto, quando começámos a desenvolver o Mario Kart DS, não estava muito nos planos que fosse compatível com a Ligação Wi-Fi.
Achei que seria fantástico se conseguíssemos adaptar o jogo à Ligação Wi-Fi mas tal como quando estamos a atirar conchas, trata-se de um jogo com muita actividade em simultâneo entre os jogadores, por isso calculei que não seria nada fácil torná-la possível. Se estava planeado que fosse um videojogo convencional, em que a única coisa que o jogador podia fazer era conduzir, acho que isso poderia ter sido feito de várias formas.