Enquanto passavam pelo processo de tentativa e erro na produção do Volante Wii, houve muitas pessoas a segurá-lo e a avaliá-lo. Recordam-se de alguma coisa em especial?
Quando estávamos a gravar, apercebemo-nos que seria bom que os profissionais de dobragem realmente jogassem o jogo.
No dia seguinte a enviarmos o Volante Wii para uma das nossas subsidiárias estrangeiras, recebemos logo uma mensagem de correio electrónico a perguntar se podíamos tornar o jogo compatível com o comando da GameCube, e a perguntar como funcionavam os comandos para os deslizamentos e os miniturbos.
Disse-lhes para não se preocuparem porque tínhamos pensado, como é óbvio, logo no início em torná-lo compatível com o comando da GameCube, e, também, porque, assim que usassem o Volante Wii, veriam como era divertido.
Confiança absoluta. É por isso que decidimos mostrar as personagens a segurar o Volante Wii na embalagem. Queríamos mesmo que as pessoas que achavam os comandos convencionais difíceis o experimentassem. Quando criámos o Mario Kart DS, os meus pais tentaram jogar com o neto deles, mas era-lhes difícil utilizar o +botão de Controlo. Eles diziam “Isto é difícil!” Achava que isso era mesmo mau... Tornou mesmo necessário torná-lo mais fácil de utilizar. Por isso o Volante Wii é o ideal para um público variado.
Sim, por isso arranjámos uma maneira de dar a volta a isso. Arranjámos uma forma de incentivar a utilização do Volante Wii. Quando estás em batalha contra alguém que não conheces, e também na classificação, aparece um ícone Volante Wii à direita do teu nome no ecrã.
Quando alguém que esteja a utilizar o comando da GameCube é ultrapassado por alguém com o Volante Wii, sofre mesmo um desgosto. Mas, tal como no Canal Check Mii Out para competições, em que o número de peças para as faces é limitado, é mais divertido quando há rescrições. Se tens o volante para te divertires, tens direito a gabar-te.
Gastámos imensas horas a testar o jogo. Alguns membros da equipa usam apenas o Volante Wii enquanto estão a jogar, e essas pessoas subiram mais nas classificações. E se continuares a usar o volante, ganhas um pequeno presente... O ícone do volante é branco ao início, mas depois muda para dourado. Chamamos-lhe o Volante Dourado.
E se fazes batota no Volante Wii usando um comando diferente, o ícone volta a ficar branco. Agora, embora o Volante Wii seja a atracção principal, as motas são também a atracção principal.
Na verdade, essa decisão poderá ter sido um pouco influenciada pelos meus próprios passatempos. Adoro bicicletas BMX e fazer snowboard. Quando criámos o jogo para a DS, queríamos adicionar elementos de desportos radicais12 para que os jogadores pudessem fazer algumas manobras difíceis, mas isso era complicado num jogo portátil. Foi por isso que decidimos torná-lo possível na Wii.