Hum… Para dizer a verdade, não sei ao certo. Desculpa! (risos)
Há muitas pessoas que se autoavaliam e conseguem falar sobre si próprias, mas não há muita gente que consiga dizer que não faz ideia. (risos)
Mas falar contigo hoje deixou-me a nítida sensação de que tu és genuinamente assim. Incluindo a forma como fazes jogos refletindo sobre as tuas experiências quando tomas decisões e como esse processo continua a crescer.
Tenho a ajuda da sorte. Sou realmente uma pessoa abençoada, pelas pessoas e pelo ambiente à minha volta. Mesmo depois daquele problema com o Resident Evil 2, tive dificuldades com Viewtiful Joe e Okami29, e passei muito tempo em processos de tentativa e erro. Só fui capaz de encontrar as respostas corretas graças a esse ambiente.29. Okami: Um jogo de ação e aventura lançado no Japão pela Capcom em abril de 2006 e na Europa em fevereiro de 2007. Na altura, Kamiya-san esteve envolvido no desenvolvimento enquanto diretor da subsidiária da Capcom, Clover Studio Co., Ltd. A versão para a Wii foi lançada na Europa em junho de 2008.
Naquele instante, um dos membros da equipa desenhou o design de Amaterasu, a personagem principal, ao estilo da pintura japonesa a tinta-da-china com um efeito de pincel. Quando o vi, pareceu-me uma abordagem adequada fazer tudo ao estilo da arte japonesa.30. Amaterasu: A personagem principal de Okami. Amaterasu é a deusa do sol que se transforma num lobo branco.
Representar a natureza ao estilo japonês era algo fora do comum e, por isso, muito revigorante. Depois, disse a (Atsushi) Inaba-san31, o produtor, que queria mudá-lo drasticamente e acabei por arriscar e fi-lo. Mas, mesmo depois disso, continuava sem conseguir decidir que tipo de jogo queria que fosse.31. Atsushi Inaba: Produtor, PlatinumGames Inc. Produziu The Wonderful 101, tendo-se tornado produtor depois de entrar para a Capcom como programador. Quando Okami estava a ser desenvolvido, Inaba-san era presidente e CEO da Clover Studio.
É o mesmo processo pelo qual passou Animal Crossing32. Demos muitas voltas em Animal Crossing, passámos por imensos processos de tentativa e erro até termos adotado o formato atual.32. Animal Crossing: Um jogo de comunicação lançado no Japão para a Nintendo 64 em abril de 2001. Posteriormente, o jogo foi lançado para a Nintendo GameCube na Europa em setembro de 2004.
Parece tranquilizador, mas o desenvolvimento do primeiro foi bastante difícil. (risos)
Connosco passou-se exatamente a mesma coisa! (risos) Depois, um dia, Inaba-san já não conseguia ver mais nada, explodiu e perguntou o que tencionávamos fazer em relação àquele jogo. É claro que tínhamos andado a pensar no assunto até ali, mas tínhamos chegado a um impasse. Como aconteceu mesmo antes de um fim de semana prolongado, cerca de dez membros nucleares da equipa juntaram-se durante os três dias e concentraram-se nisso.