Parece.me que também jogavas imensos jogos arcade.
Naquele tempo, quando as pessoas que gostavam de videojogos descobriam que na cidade seguinte havia um jogo novo, ficavam tão entusiasmadas que estavam dispostas a percorrer distâncias significativas para poderem jogá-lo.
A propósito dos meus tempos como aluno do 2.º ciclo, o salão de jogos em frente à estação estava fora dos limites do distrito escolar e os regulamentos da escola proibiam os miúdos de lá irem sozinhos. Se quisesses jogar videojogos, o único sítio em que podias fazê-lo era num cantinho de um túnel de batimento ao pé da escola, mas custava 100 ienes por jogo, ao passo que no salão só custava 50 ienes.
É uma grande diferença! (risos) Não sabias se devias cumprir as regras da escola e pagar 100 ienes ou correr o risco e só pagar 50?
Pois. No início, toda a gente ia ao túnel de batimento. Mas, no segundo ano do 2.º ciclo, um miúdo chamado Machida-kun foi transferido para a minha escola. Macchi (alcunha de Machida-kun) vinha da cidade e era mais sofisticado.
E, na mesma altura, ouvi dizer que o túnel de batimento tinha Dragon Buster19. Combinei com os meus amigos jogá-lo no sábado. Perguntei ao Macchi se queria vir connosco e, como se fosse algo normalíssimo, ele respondeu: «O túnel de batimento é caro, vamos antes ao salão de jogos.» E isso provocou um grande rebuliço.19. Dragon Buster: Um jogo arcade de ação lançado pela Namco Limited (atual Namco Bandai Games Inc.) em janeiro de 1985. A versão para a Famicom surgiu em janeiro de 1987.
Naquele tempo, os salões de jogos pareciam ser um tipo de sítio frequentado por desordeiros. Foi por isso que toda a gente ficou chocada. Mas também ficámos intrigados com aquele ar de rebeldia. Por isso, pedimos ao Macchi para nos levar ao salão de jogos a que costumava ir.
Ah, ele frequentava o salão de jogos da vossa cidade regularmente? Parece que tu é que tinhas sido transferido de outra escola! (risos)
O Macchi deve ter começado a ir ao salão com alguma frequência quando foi morar para a minha cidade. Fiquei nervoso e fui ao salão de jogos a que ele costumava ir. Nem sabia que jogo havia de escolher quando via os Attract Modes20. Eu sei que só custavam 50 ienes, mas a minha mesada era muito valiosa. Por isso, via os outros jogarem, fazia simulações na minha cabeça e pensava seriamente se não iria arrepender-me de gastar aquele dinheiro.20. Attract mode: Imagens do jogo que passam quando não está a ser jogado.
O que joguei primeiro foi Road Fighter21, que tinha as regras mais fáceis de entender. Foi a primeira moeda que usei no salão de jogos. Joguei uma vez e fui para casa. Mas, depois disso, os domingos passaram a ser dia de ir ao salão de jogos.21. Road Fighter: Um jogo de corridas desenvolvido pela Konami Corporation, que apareceu nos salões de jogos japoneses em 1984. As pistas são vistas de cima e os jogadores controlam carros que percorrem estradas a altas velocidades, evitando os veículos adversários e obstáculos num esforço para chegar à meta antes de ficar sem combustível.