Já que surgiu o tema da Capcom, podes dizer-me como foste lá parar?
Tal como já referi, nunca tentei efetivamente ser um designer de jogos. Por isso, disse aos meus pais em Matsumoto que, quando me licenciasse, iria regressar à minha cidade natal para procurar emprego.
E andei à procura de trabalho ao pé de casa e até recebi ofertas de vários sítios. Mas, ao mesmo tempo, ainda queria fazer videojogos. Por isso, sem dizer a ninguém, candidatei-me e enviei propostas de projetos para uma série de grandes produtoras de videojogos. Entre elas, obviamente, estava a Nintendo.
Acho que na altura a Nintendo não estava a recrutar planeadores. Mesmo assim, decidi enviar algo e até liguei para o departamento de Recursos Humanos. No entanto, disseram-me que não estavam à procura de planeadores naquele momento.
Nunca fui muito bom a explicar ideias por escrito. Por isso, fiz desenhos. Desenhei as personagens, claro. Mas também desenhei os ecrãs de jogo e os níveis – tudo – incluindo representações da jogabilidade. Acabei por receber ofertas da Capcom e da Namco, talvez porque o estilo da proposta fosse fora do comum.
Para dizer a verdade, eu gostava da Namco. Por isso, debati-me imenso com esta questão, mas eles falaram em usar-me como designer. Pensando nisso agora, acho que qualquer um dos começos teria funcionado da mesma forma. Há imensa gente que passa de designer para planeador.
Mas, no final – e não foi algo que eu tivesse escolhido – colocaram-me no departamento de Mikami-san. Portanto, tive muita sorte.
Estou aqui hoje a gabar-me da minha dedicação refinada aos videojogos, mas quando entrei para a Capcom, não era assim tão exigente.
Tu adoravas videojogos e dedicavas imensa energia aos jogos, mas faltava-te um componente obsessivo em relação a eles.
Pois. Mas fisicamente. (risos) Como dar um pontapé a uma cadeira e gritar «Se não aguentarmos isto, sabem o que vai acontecer a este jogo?!» A primeira equipa de que fiz parte na Capcom estava a trabalhar em Resident Evil28, o primeiro jogo. Trabalhei como planeador sob a orientação de Mikami-san.28. Resident Evil: Um jogo de ação, aventura e terror lançado no Japão pela Capcom em março de 1998 e na Europa em agosto do mesmo ano.
Quando entrei para a empresa, o projeto já estava em curso mas ainda tinha o nome provisório «3D Horror» e estava constantemente a ser alvo de estudos e a experienciar dificuldades. Foi o primeiro jogo poligonal a sério da Capcom.