Refazer The Legend of Zelda: Ocarina of Time de forma a provocar as mesmas sensações de quando foi lançado em 1998 e, ao mesmo tempo, satisfazer os gostos de hoje em dia, deve ter sido uma luta cheia de contradições. Ishii-san, como resolveste essa questão?
A postura que adotei consistiu em refletir sobre o assunto depois de conversar com a equipa original – começando por Aonuma-san - sobre o espírito daquele grupo quando criou o jogo original e o que considerava importante. Aquilo que mais busquei neste projeto foi a partilha de valores com a equipa original. Sem isso, acho que teríamos fracassado.
Esforçaste-te para que não surgisse esse tipo de discrepância entre a Grezzo e a equipa original à medida que a informação ia passando de um lado para o outro. Mas duvido que todos tivessem querido seguir na mesma direção desde o início.
Não. Enquanto criadores, mal podíamos esperar para nos chegarmos à frente com as nossas próprias ideias. No início, o olhar de cada um dos membros da equipa tendia a ficar preso nos detalhes, vendo determinadas questões e não o quadro geral, por assim dizer. No entanto, quando conversámos com a equipa original, começou a nascer um sentimento comum em relação ao que devíamos alterar.
Outra das questões em que pensei era algo a que chamava “complementar memórias” – descobrir de que forma as memórias dos fãs e as nossas ideias podem complementar-se mutuamente.
Como é um jogo com 13 anos, tivemos de encontrar o equilíbrio visual adequado tendo em conta, até certo ponto, aquilo que as mentes dos fãs tinham idealizado.
Sim. Um dos membros da nossa equipa adora The Legend of Zelda: Ocarina of Time e tem em mente uma fronteira idealizada. Criar a nova versão do jogo abaixo dessa fronteira é inconcebível para ele. Mas se te concentrares demasiado nisso, o equilíbrio geral vai sofrer e as cabeças mais frias vão sentir que o jogo mudou demasiado. Por isso, a abordagem da equipa oscilou de um lado para o outro.
Nós propusemos revelá-lo e pedimos a Ikuta-san e a outras pessoas que experimentassem partes do jogo. Perguntávamos em que sentido a nossa versão divergia daquela que tinham imaginado e, de seguida, fazíamos as alterações necessárias. Houve um conflito que surgiu quando, sendo nós programadores, quisemos livrar-nos de bugs. Mas os membros da equipa que tinham jogado a versão original disseram que os bugs eram divertidos! Nós pensámos “O quê?!” (risos)
Não ia ser divertido se os nossos amigos não pudessem dizer “Sabias disto?” Por isso, deixámos os bugs que não causavam problemas e que eram benéficos.
Então, implementaram-nos como se fossem pormenores técnicos, ao invés de os tratarem como bugs. Exigiu algum trabalho e não se pouparam a esforços, mas conseguiram preservar o espírito do original.
Surgiram problemas quando recriámos a marca5 Z-targeting original no espaço estereoscópico da consola Nintendo 3DS. Quando trancas a marca no original, parece que uma pessoa escondida atrás de outra passa para a frente. No entanto, em 3D, a perspetiva não funcionava. Por isso, para a consola Nintendo 3DS, ajustámo-la de forma que a marca ficasse semitransparente quando há alguma profundidade envolvida, para que a sensação visual de distância fosse preservada. 5. Marca Z-targeting original: Marca que aparece quando o jogador prime o Botão Z. Não só o ponto de vista muda, passando diretamente para trás de Link, mas Link também pode falar com as personagens à distância e ficar em vantagem num combate ao trancar os inimigos. Em The Legend of Zelda: Ocarina of Time 3D, os jogadores primem o Botão L.