Porque não fizeste a experiência com um jogo de perspetiva de primeira pessoa?
Acho que fizemos qualquer coisa para o experimentar mas decidimos que não era lá muito interessante em termos visuais e abandonámos a ideia imediatamente.
Oh, a sério? (risos) Então fizemos com que Link aparecesse a partir de uma perspetiva de terceira pessoa, mas foi muito difícil fazer com que o design se encaixasse bem. Lembro-me de fazer os pedidos mais impossíveis a Iwawaki-san.
Sim. (risos) Graças a ele, fomos capazes de mostrar Link o tempo todo mas as coisas que teriam sido facílimas numa perspetiva de primeira pessoa, como o manuseamento da câmara e os combates, eram muito difíceis na terceira pessoa.
Sim. Para podermos resolver esses problemas tínhamos de criar uma quantidade de dispositivos novos, um dos quais era o Z-Targeting11. 11 Z-Targeting: quando o jogador prime o botão Z, move a câmara por trás de Link, o que permite que Link fale com personagens a uma certa distância e também que consiga algo em combate fixando os seus objetivos. Em The Legend of Zelda: Ocarina of Time 3D, os jogadores primem o botão L.
Em Super Mario 64, por exemplo, quando tentavas ler um sinal, por vezes andavas às voltas.
Certo. Perguntámo-nos o que poderíamos fazer em relação a isso e quando Koizumi-san entrou para a equipa, eu disse: “Uma vez que vamos incluir a ação ao estilo ‘chanbara’, vamos ao Toei Kyoto Studio Park12!” 12 Toei Kyoto Studio Park: Parte dos estúdios cinematográficos da Toei em Quioto aberta ao público enquanto parque temático em que os visitantes podem assistir a cenários e encenações de época.
Huh? Queriam ir ao Toei Kyoto Studio Park…porque iam incluir ação ao estilo “chanbara”?
Pensámos que se fôssemos lá, poderiam surgir-nos ideias. Recebemos a autorização do nosso patrão e Koizumi-san, Ikeda-san e eu fomos. Foi um verão mesmo quente!
Andávamos por lá e olhávamos para tudo mas estava tão quente que nos escondemos num teatro para nos refrescarmos. Estavam a fazer um espetáculo de ninjas. Havia vários ninjas a rodear o samurai principal e um deles soltou um kusarigama (uma foice com cadeia). O samurai-líder apanhou-o com o seu braço esquerdo, a cadeia esticou e os ninjas moveram-se num círculo em torno dele.
Em relação ao Z-Targeting, acho que começámos a falar de como queríamos conseguir uma boa forma de atingir adversários à tua frente quando estávamos a fazer o Super Mario 64.
Certo. Depois, no processo de criação de The Legend of Zelda: Ocarina of Time, pensei em algo quando estávamos a fazer o sistema de câmaras para lutar contra inimigos. O que captou a minha atenção no tal estúdio foi a luta de espadas. Normalmente montam espetáculos nos quais o herói derrota os rufias. Ao ver isso pensei: “Hmm, que esquisito.” Era porque não havia forma de uma pessoa lutar e ganhar quando rodeada por 20 adversários.