Agora que regressei à sede em Quioto, gostaria de entrevistar os membros da equipa responsáveis pela criação do som de Super Mario Galaxy. Vamos às apresentações, começando aqui com Koji Kondo, que é muito conhecido pelo seu trabalho nos jogos Mario e Zelda.
Olá, eu sou o Kondo, do Grupo de Som do EAD (Departamento de Análise e Desenvolvimento de Entretenimento). Desde que este jogo foi desenvolvido pelo EAD de Tóquio, juntei-me ao projecto como consultor para garantir que o áudio deste jogo teria a “Essência de Mario”. Também compus quatro peças para este novo jogo Mario.
Eu sou o Yokota do EAD de Tóquio. Estive responsável pela criação e arranjos de quase todas as músicas. Gravámos a música utilizando o som ao vivo de uma orquestra, e também trabalhámos nos arranjos da música para as gravações da orquestra.
Olá, sou o Kawamura do EAD de Tóquio. Neste jogo fui o responsável pela programação do som e pela criação dos efeitos sonoros.
Yokota-san referiu que utilizámos o som ao vivo de uma orquestra para gravar a música.
A música antecipa a grande aventura que aí vem. A expressão que Miyamoto-san mostra no vídeo não se vê com muita frequência.
Desta vez, gravámos com uma orquestra de mais ou menos 50 membros. Claro que no início não estava a correr muito bem porque estavam a tocar música que nunca tinham ouvido, consultando a pauta ao mesmo tempo. Mas, à medida que o dia ia passando, o desempenho melhorou drasticamente, e o processo de gravar cada faixa na sua forma final foi, na verdade, muito rápido. Isto surpreendeu Miyamoto-san, que estava com a cara colada ao vidro, observando-os do outro lado. Ele dizia: “Com que então, o som é algo que também muda!”
Tenho a certeza que essa experiência será transposta para Wii Music (nome provisório)1. Tudo o que Miyamoto-san acha interessante acaba por se tornar num jogo! (risos) 1 Wii Music (nome provisório) é um título cujo lançamento para a Wii está previsto para 2008, no Japão. Neste jogo, o Comando Wii será utilizado para tocar uma variedade de instrumentos musicais.
Cada vez que via Miyamoto-san perguntava-lhe: “E que tal usarmos uma orquestra?”
Basicamente foi isso! (risos) Fazer uma gravação com uma orquestra não é barato, e tínhamos também uma preocupação fundamental: seria uma banda sonora orquestral adequada ao ritmo de um jogo Mario? O som da música dos videojogos mais recentes é de tão alta qualidade e tão limpo, que é quase como se estivéssemos a ouvir um CD que compramos na loja. Mas questiono-me se esse tipo som será necessariamente adequado ao jogo.
Até parece que, enquanto jogamos, a música está a vir do leitor de CD, e não da nossa consola de jogos. Quase que somos obrigados a jogar ao ritmo da música. Por essa razão, no passado a Nintendo só utilizou uma banda sonora com orquestra em algumas ocasiões.