Isto pode ser uma tradição da Nintendo, mas penso que Miyamoto-san é muito minucioso quando se trata de efeitos sonoros. Fiquei muito surpreendido quando descobri as suas exigências inflexíveis por efeitos sonoros “com substância” que estejam completamente sincronizados com o sentido do jogo. Mas, Kondo-san, deves ter sido treinado ao pormenor durante anos quanto ao que Miyamoto-san exige. Tens algum momento memorável?
O primeiro som que Miyamoto-san me obrigou a fazer vezes e vezes sem conta foi o som do esfaqueamento quando atinges os inimigos na versão Disk System do Zelda6. Estava a trabalhar com as capacidades limitadas de som da NES, e era muito difícil arranjar um som com algum poder. Por isso obriguei-o a ouvir repetidamente até achar um som de que gostasse, e lembro-me de o ter refeito diversas vezes. Um canal áudio extra tinha ficado disponível na versão disquete, e estava a planear usá-lo para a música. “Vamos usá-lo para os efeitos sonoros,” disse-me Miyamoto-san. 6 A versão Disk System (disquete) de Zelda foi a primeira na série “Legend of Zelda”, e foi editada em disquete para a Famicom (versão japonesa da NES) no Japão em Fevereiro de 1986. Esta versão é a mesma que a vendida em cartucho para a NES fora do Japão, que foi lançada na Europa em Novembro de 1987.
Por isso, fiz a música usando os três canais originais da Famicom. Mas, por utilizar novas fontes de som para criar coisas como gritos de monstros, penso que conseguimos criar efeitos sonoros que o jogador podia sentir realmente, que eram inexistentes nos jogos anteriores a este.
Apesar de a música de Super Mario Bros. ser famosa também, consegues reconhecer o jogo apenas ouvindo os efeitos sonoros quando Mario apanha um cogumelo e cresce, quando colecciona moedas, e por aí em diante. Penso que podemos afirmar com segurança que estes efeitos sonoros deixaram uma grande impressão, mas criá-los também não deve ter sido fácil, certo?
Foi difícil. Com a memória muito limitada, foi um grande desafio construir efeitos sonoros que funcionassem.
Na altura em que estávamos a fazer jogos para a Famicom, os engenheiros de som eram apenas autorizados a usar um total de entre 1 a 1,5 kilobytes de memória. Lembro-me disto porque no início programei som para jogos também.
Mas agora, podes utilizar grandes quantidades de dados em jogos, e penso que não existe nenhum limite ao que podes fazer em termos de som. Para este jogo, qual foi a parte em que mais te esforçaste?
Bem terá sido a todo o trabalho de som! (risos) No entanto, para este jogo pudemos utilizar o altifalante do Comando Wii, mas apesar de termos feito muito trabalho com ele, decidimos não o ter constantemente a produzir sons. No início, sentimo-nos tentados a fazer todo o tipo de sons através dele, mas quando o som que vinha do altifalante era exactamente o mesmo do que vinha da televisão, perdeu todo o significado. Por isso mudámos para que basicamente fosse usado para as acções de Mario, como o som que produz quando atinge um inimigo. Empenhámo-nos em criar sons fortes que os jogadores pudessem sentir, como se fizessem parte da acção.
O Comando Wii ressoa ao mesmo tempo também, e penso que o modo como o som vem de onde está a tua mão traz um novo nível de profundidade na criação de um meio interactivo. Então que tipos de coisas inventaste para tirar o máximo proveito do altifalante do Comando Wii?
Bem, por exemplo, quando o Mario apanha Star Bits, primeiro ouves um efeito sonoro na televisão e logo a seguir ouves outro que provém do Comando Wii.
Ao atrasar o ritmo desse segundo efeito propositadamente, acaba por transmitir a ideia de que as Star Bits voam realmente até as tuas mãos. Existem muitas funcionalidades neste jogo que utilizam a função de sacudir do Comando Wii, como enviar Mario para o próximo planeta utilizando a Star Sling, e aniquilando Goombas, e trabalhámos muito nos sons que fazem com que o sacudir do Comando Wii seja divertido.