Obrigado.
Nesta última parte, irei entrevistar Shigeru Miyamoto, o criador de Mario e o responsável pela criação do design do Super Mario Galaxy.
Miyamoto-san, há tantas coisas que te quero perguntar nesta entrevista… Para começar gostaria de falar sobre o modo Co-Star, que é um elemento muito importante no Super Mario Galaxy.
A equipa de Tóquio trabalhou arduamente para tornar o modo Co-Star no que é hoje.
Penso que a questão do modo de jogo para dois em simultâneo tem sido um desafio a longo prazo para ti como criador do primeiro Mario Bros. Na altura em que estava a trabalhar no Kirby Fun Pak para a SNES na HAL Laboratory, enfrentar este desafio resultou na criação do sistema de ajuda do jogo.
É verdade! (risos) O jogo simultâneo de duas pessoas foi definitivamente um desafio que esteve na minha cabeça durante todos esses anos. Por isso trabalhei no modo 1 Mario vs Luigi no novo Super Mario Bros. 2 para o tornar no produto final.
1 Mario vs. Luigi é um modo cooperativo de dois jogadores do New Super Mario Bros.
2 New Super Mario Bros. é um jogo de acção de side-scrolling que foi lançado para a Nintendo DS na Europa em Junho de 2006.
Então, com a criação do modo Co-Star sentes que finalmente resolveste este desafio, que existe há 25 anos (desde o nascimento de Mario Bros.), com sucesso?
Absolutamente. Em cada jogo que trabalhei, houve sempre alturas em que discutíamos a questão de dois jogadores em simultâneo, e o pessoal ficou também consciente do desafio, por isso a equipa de desenvolvimento continuou a tentar resolver esta situação. Apesar de pensar que poderá ter sido por acharem que, se não abordassem o problema logo de início, certamente lhes iria perguntar como estava a correr! (risos)
Pois sabia. Houve alturas em que até lhes chamei a atenção por isso. Mas apesar de ter dito que não iria ser fácil, queria mesmo superar este desafio. Quando a funcionalidade de ponteiro ficou disponível na Wii, comecei a construir peça a peça o que queria fazer no modo de jogo em simultâneo com essa funcionalidade.
Ouvi dizer que lá para o fim do desenvolvimento do jogo, tinhas claramente definido o que se podia fazer no modo individual e no modo de jogo em simultâneo.