Sim, é verdade.
Miyamoto-san, recordando a história da série Mario até ao momento, lançámos apenas um Mario 3D por plataforma de jogo.
Mas Super Mario Galaxy 2 vai ser o segundo jogo 3D para a consola Wii.1 Criar este jogo foi semelhante a criar Ocarina of Time 2 seguido de Majora’s Mask 3? 1O segundo para a consola Wii: O primeiro foi Super Mario Galaxy , um jogo de acção para a Wii que foi lançado no mundo inteiro em Novembro de 2007. 2The Legend of Zelda: Ocarina of Time: O primeiro jogo em 3D da série Zelda. Foi lançado na Europa em Dezembro de 1998 para a Nintendo 64. 3The Legend of Zelda: Majora’s Mask: Lançado para a Nintendo 64 na Europa em Novembro de 2000, um ano e onze meses após Ocarina of Time.
No geral, sim. Para Majora’s Mask, limitámo-nos a utilizar o motor 3D de Ocarina of Time pois, quando se cria um novo jogo, demora-se um ano inteiro apenas para criar os movimentos jogador-personagem.
Tínhamos investido bastante tempo e esforço na construção de um motor que permitisse aos jogadores terem um controlo confortável da sua personagem no jogo e, como tal, achámos que ia ser um desperdício limitarmo-nos a criar os níveis e nada mais. Por isso, para Majora’s Mark tentámos reunir uma elevada concentração de elementos num mundo extremamente compacto.
Exacto. Queria que o jogo estivesse pronto no espaço de um ano. Pensei que, se definíssemos um prazo desse tipo, não acabaríamos a criar uma série de campos novos desnecessários. (risos) E isso deu origem ao sistema dos três dias.4 4Sistema dos três dias: No jogo, o mundo acaba quando passa um determinado período de três dias. Por isso, para continuar a jogar, o jogador precisa de voltar à manhã do primeiro dia.
Assim, tal como Majora's Mask foi arquitectado com base nos alicerces lançados por Ocarina of Time, ao criar Super Mario Galaxy 2 reanalisámos os ambientes esféricos do primeiro Mario Galaxy e reparámos em alguns pormenores.
Estás a dizer que não tinhas aproveitado todas as vantagens dos ambientes esféricos?
Exacto. Os jogos Mario em 3D, que começaram com Super Mario 64 5, sempre tiveram cenários em miniatura através dos quais o jogador se podia movimentar livremente. Estavam estruturados para que o jogador viesse gradualmente a conhecer os cenários. Colocavam-se estrelas aqui e ali e os jogadores eram capazes de identificar quais seriam difíceis ou fáceis de apanhar, só de olhar para elas. 5Super Mario 64: O primeiro jogo de plataforma em 3D da série Mario. Foi lançado em simultâneo com a Nintendo 64 na Europa em Março de 1997.
Exactamente. Correste o mesmo nível para a frente e para trás repetidamente e memorizaste o cenário. Criámos Super Mario Galaxy nessa mesma linha mas, quando voltámos a analisá-lo, reparámos que havia vários locais aos quais podíamos ter acrescentado novos elementos aos cenários para torná-los mais divertidos.
Então, o desenvolvimento de Super Mario Galaxy 2 começou tendo por base os ambientes do primeiro jogo exactamente como eram.
Exacto. Queria que estivesse concluído no espaço de um ano e começámos a desenvolvê-lo com o título temporário Mario Galaxy 1.5.
Mas esse não foi o único estímulo que levou ao desenvolvimento de Super Mario Galaxy 2, pois não?