Este ano de 2010 celebra-se o vigésimo quinto aniversário do lançamento do primeiro Super Mario Bros. 6 E, na verdade, já se passaram 14 anos desde o lançamento de Super Mario 64. 6Super Mario Bros.: Um jogo de plataforma com scrolling lateral lançado pela primeira vez para a NES no Japão em Setembro de 1985. Foi lançado na Europa em 1987.
Já se passou assim tanto tempo? A começar com Mario 64, este é o quarto jogo Mario em 3D. Ao trabalharmos na série durante um período de tempo tão longo deparámo-nos com vários desafios.
Um prende-se com encontrar a forma certa de pensar sobre como criar jogos Mario. Veja-se, por exemplo, Mario Sunshine 7, um jogo de plataforma que utiliza uma bomba de água. 7Super Mario Sunshine: Um jogo de plataforma em 3D lançado para a Nintendo GameCube na Europa em Outubro de 2002.
Exacto. É um jogo que utiliza água e, por isso, decidimos que o cenário seria uma ilha meridional. Como tal, pensámos que seria boa ideia torná-la numa estância turística. E, como é uma ilha meridional, tens de lá chegar de avião. Mas, indo de avião, seria estranho se a Princess Peach tivesse de ir sozinha. Por isso, enviámos também o Toad. Da mesma forma, pensámos que ia precisar de um assistente e também enviámos o Toadsworth. A Princess Peach está lá com o seu pára-sol aberto, na companhia do seu assistente. Mas, se nada mais se passasse, seria uma viagem muito solitária a uma ilha com uma estância turística!
Exacto. Precisavam de habitantes e de outros turistas. Discutimos bastante essa questão. Pensámos que a presença de outros turistas iria estragar o ambiente mas precisávamos pelo menos de habitantes. Por isso, começámos por criar os Piantas . Decidimos que iria haver os Piantas e a bomba de água e, só depois, começámos a criar o design dos inimigos.
Então, começaram a desenvolver os inimigos após já terem, de certa forma, criado o cenário.
Exacto. Este método era completamente diferente da forma como tínhamos criado jogos até aí. Começámos com Mario, enquanto personagem, que não podia ser atingido por nenhum inimigo. Mas a necessidade de evitar inimigos não era suficiente para que fosse um jogo Mario divertido e, por isso, começámos a pensar em como Mario podia derrotar os seus inimigos. Daí resultou a ideia de Mario Bros. 8, em que o jogador bate no chão vindo de baixo. 8Mario Bros.: Um jogo de acção lançado no Japão em 1983 em versão arcade e, mais tarde, para a NES.
Sim. É porque quando pensas em algo virado ao contrário, as tartarugas são um óptimo exemplo. (risos) Até certa altura, fizemos jogos dessa forma. Mas decidir, em primeiro lugar, voar para uma ilha com uma estância turística onde vivem habitantes chamados Piantas e só depois começar a pensar nos adversários foi uma abordagem completamente diferente das anteriores. Algo em que comecei a pensar quando criámos o primeiro Mario Galaxy é de que forma decidimos quais as personagens boas e quais as personagens más. Quando os novos funcionários desenhavam uma personagem era frequente dizer-lhes “Isso não serve”, e obter a resposta de que não percebiam qual era o problema. Tinha de lhes explicar porquê e disse-lhes que, no caso das personagens que surgem em Mario, é importante que os jogadores consigam perceber qual a sua função só ao olhar para elas. Depois de verbalizá-lo tornou-se fácil de compreender. Mas essa foi a primeira vez que o fiz. Ao fazermos o primeiro Mario Galaxy dessa forma conseguimos resolver um problema de design. No entanto, a história foi outro problema. Estava sempre a pensar se seria realmente necessário ter uma história nos jogos Mario.
Sim. Koizumi-san9 era o director de Mario Sunshine e do primeiro Mario Galaxy. Desta vez, superintendeu Mario Galaxy 2 na qualidade de produtor. Há já algum tempo que somos uma boa equipa. 9Yoshiaki Koizumi: Para além de ter desenvolvido os jogos Mario em 3D, esteve envolvido em jogos como Donkey Kong Jungle Beat e Flipnote Studio. Faz parte do Departamento de Análise e Desenvolvimento de Entretenimento da Secção de Desenvolvimento de Software de Tóquio da Nintendo.
Sim. Koizumi-san criou o cenário para Link’s Awakening 10 . Tem talento para criar histórias. 10The Legend of Zelda: Link’s Awakening: Foi o primeiro jogo da série Zelda lançado para a Game Boy na Europa em Dezembro de 1993. Mais tarde, em Janeiro de 1999, foi lançado um remake chamado The Legend of Zelda: Link’s Awakening DX para a Game Boy Color na Europa.