Por último, gostaria que falassem de algo que considerem ser um ponto forte do jogo. Vamos começar com Matsushita-san.
Desta vez fiquei a saber como é difícil fazer uma sequela, especialmente porque o jogo original recebeu uma classificação tão alta. Por essa razão, desenvolvemos o jogo a pensar nos fãs do original, particularmente durante a última metade do desenvolvimento. Adoraria ouvir a reacção dos fãs de Sin and Punishment.
Há pouco, o pessoal da Treasure disse que todos na equipa fizeram o jogo da forma que quiseram. Acho que isso se reflecte no conteúdo do jogo, porque podes jogar Sin and Punishment: Successor of the Skies da forma que quiseres. O sistema segue um caminho, mas podes escolher o comando que preferires. Não existe uma forma pré-determinada de atingir uma pontuação alta.
Pois. Poderias pensar que, ao usar um determinado comando num ecrã específico obterás uma pontuação alta, ou que, uma vez que tens diferentes pontuações consoante as lutas em terra ou no ar, deverias tentar outras coisas, ou que obterás pontuações mais altas derrotando um inimigo numa ordem específica. É um jogo incrivelmente interessante para explorar várias estratégias; gostaria que os jogadores trabalhassem em conjunto para encontrar a melhor forma de as usar. Quando consultas a tabela classificativa, podes ver que pessoas que usam um determinado comando têm melhores pontuações. É um jogo que inspira competição amigável em detrimento de uma luta pela melhor pontuação, e espero que os jogadores também consigam ver disso.
Sim. Podes ver as classificações de todo o país aqui. Nota do editor: No lançamento europeu do jogo, os jogadores podem ver a classificação dos jogadores da Europa e dos Estados Unidos.
As pessoas que fiquem a conhecer este jogo a partir desta sessão de “Iwata Pergunta” poderão pensar que não é um jogo para eles já que, por vezes, falámos dele como verdadeiros fanáticos, mas não quero que pensem assim.
Certo. Entre os que trabalharam no jogo, sou o pior a jogá-lo. Perco sempre. Mas mesmo que sejas derrotado, não há necessidade de começar do início. Podes facilmente avançar para outra fase, por isso aqueles que só querem experienciar o mundo de Sin and Punishment podem desfrutar dele.
É verdade. Parte deste mundo incrível, épico, profundo e misterioso é recriado dentro do jogo desta vez, e o site da Nintendo para este jogo apresenta-o a partir desse ângulo. Espero que até jogadores que não sejam tão bons em shooters gostem deste mundo.
Originalmente, tínhamos os fãs hardcore em mente, e penso que conseguimos fazer um jogo de que gostassem. Mas, tal como Yamagami-san acabou de mencionar, o modo fácil funciona como uma introdução aos shooters, então gostaria de dizer a pessoas que nunca jogaram este tipo de jogo que o seu estilo clássico de desviar, disparar, e competir pelas pontuações mais altas pode ser realmente divertido. Falámos de como fizemos o jogo da forma que queríamos, e acho que é porque este tipo de jogo é tão fácil de gostar.
Verdade. Desviar, disparar, comparar pontuações – jogar com os nervos em franja – é divertido para todos. Penso que a diversão atravessa fronteiras. Além disso, desta vez fizemo-lo a uma frame rate13 de 60 imagens. 13Frame rate: O número de vezes que a imagem no ecrã é actualizada por segundo. A maioria dos jogos funciona a 30 frames por segundo. 60 é especialmente adequado para jogos de lutas e de corridas de carros.
Quando o desenvolvimento de Sin and Punishment começou, Mario Galaxy14 saiu para o mercado. Quando ouvi que estava a ser feito a 60 imagens por segundo (fps), pensei que deveríamos fazer o mesmo. 14Super Mario Galaxy: Um jogo de plataforma em 3D lançado para a consola Wii na Europa em Novembro de 2007.
Então trabalhámos mesmo arduamente e fizemo-lo a 60 fps. Quando o jogas, a diferença é óbvia. O movimento é muito mais suave.