Como é que ficaste responsável por 3D Classics?
Sim. Começámos quase no final de 2009 e, por isso, já estamos a trabalhar nisso há algum tempo.
O meu chefe disse-me que queria recriar títulos clássicos com a ênfase em gráficos estereoscópicos para a consola Nintendo 3DS. Acabei por colaborar com a Arika6, dada a sua experiência numa vasta gama de áreas e por ser uma empresa extremamente confiável no que diz respeito à sugestão e implementação de novos métodos de apresentação visual. 6ARIKA CO., LTD.: Uma empresa que desenvolve videojogos. Sede: Shinagawa-ku, Tóquio.
Foram sugeridos vários candidatos a 3D Classics. Qual foi o primeiro que criaste?
Quando comecei a desenvolver 3D Classics com a Arika, o primeiro título que surgiu foi Xevious 7 da Namco Bandai Games. 7Xevious: Um jogo arcade de disparos desenvolvido pela Namco (atualmente conhecida como Namco Bandai Games) que surgiu em 1983.
Isso porque nós próprios queríamos vê-lo em 3D. Especialmente a Solvalou8 a flutuar no ar! (risos) 8Solvalou: A nave que os jogadores pilotam em Xevious. É um caça-bombardeiro avançado de uma força de defesa militar.
Sim! Baseámos a versão em 3D no jogo arcade. Com um ecrã em 2D, os jogadores tinham de usar a sua imaginação para visualizarem a Solvalou a voar acima do solo. No entanto, achámos que talvez fôssemos capazes de recriá-lo na consola Nintendo 3DS utilizando gráficos estereoscópicos para que parecesse estar mesmo a flutuar.
Sim, é verdade. Na versão original, o jogo desenrola-se numa superfície plana. A partir do momento em que pusemos a Solvalou a flutuar, surgiu todo o tipo de discrepâncias. Por exemplo, quando um inimigo disparava do solo em direção à Solvalou, na versão original, passava-se tudo no mesmo plano e, por isso, não era estranho que a bomba aparecesse à mesma altitude que a Solvalou logo que era disparada e que acertasse imediatamente na nave. No entanto, na consola Nintendo 3DS a Solvalou flutua no ar. Se a bomba aparece de repente – zás! – à mesma altitude que a Solvalou…Sentimos algo como “O quê? Algo não está bem!” (risos) Estava tudo mal!
Quando se pega num jogo em 2D, visualizado em 3D pela imaginação do jogador, e se cria efetivamente uma versão em 3D, nada parece estar bem.
Sim. Pela mesma razão, quando a Solvalou disparava aos adversários na superfície, as bombas acertavam no alvo no momento em que eram disparadas. (risos) Logo à primeira vista, havia várias coisas que não estavam bem.
No entanto, se tentarem fazer com que pareça natural, os elementos do jogo não vão funcionar corretamente.
Exatamente! O próprio jogo foi criado em 2D e, por isso, as bombas acertam na Solvalou no momento em que são disparadas. No entanto, para a Nintendo 3DS tínhamos de criar um intervalo entre o momento do disparo e o momento em que a bomba acerta no alvo. Havia uma série de discrepâncias desse tipo. Foi um grande desafio criar algo que satisfizesse os fãs do original e oferecesse uma surpresa inovadora na Nintendo 3DS.
Por isso, no início, parecia que bastava transferi-lo para 3D mas, na verdade, acabou por dar muito trabalho! (risos) Imagino que deu cerca de 20 vezes mais trabalho do que se nos tivéssemos limitado a transferi-lo.