Esses títulos foram lançados em Novembro de 1999, o que significa que levaram três anos e meio a serem terminados.
De facto, nessa altura, tínhamos muito poucos programadores. E isso não se passava apenas com as versões Gold e Silver, o mesmo acontecia com as Red e Green. Só havia cerca de quatro programadores.
É um número realmente pequeno. Fazer um jogo àquela escala com tão poucos programadores seria impensável hoje em dia. E a forma como esses jogos eram construídos era muito complexa.
E depois, exactamente quando a Game Freak estava sobrecarregada com o desenvolvimento das versões Gold e Silver, a discussão sobre a produção de versões para o outro lado do oceano começou.
As versões Red e Green transformaram-se num fenómeno tão grande no Japão que nos foi pedido que as lançássemos na América. Mas trabalhar nas versões para o outro lado do oceano significava atrasar ainda mais o desenvolvimento das Gold e Silver.
Apesar de não estar a trabalhar para a Nintendo nessa fase, por alguma razão acabei por servir de intermediário entre a Nintendo e tu. (risos)
Nessa altura, não era um empregado da Nintendo, mas sim presidente do HAL Laboratory. Ao mesmo tempo, eu era membro da direcção da Creatures Inc. e acabei por me ver envolvido na análise da melhor forma de adaptar as versões Red e Green ao outro lado do oceano. Por essa razão, tomei em mãos o código original para as versões Red e Green, estudei-o e sugeri formas de adaptação ao departamento responsável da Nintendo.
Ao mesmo tempo, o Pokémon Stadium16 saiu 16O Pokémon Stadium foi um jogo lançado no Japão no dia 1 de Agosto de 1998 para a Nintendo 64 que permitia que os jogadores fizessem combates entre Pokémon 3D e controlassem o seu Pokédex. Era compatível com as versões Pokémon Red, Green, Blue e Yellow.
Não, não, tudo bem! (risos) Estudar o programa para o sistema do combate Pokémon era uma das minhas responsabilidades.
Eu criei aquele programa de combate e levou mesmo muito tempo a montar. Mas quando ouvi que o Iwata-san tinha sido capaz de o modificar numa semana e que já estava a funcionar Bem, pensei: “Que tipo de presidente da empresa é este!?” (risos)