Quando é que, originalmente, pensaste que precisavas de transformar o Medidor de Actividade para a Nintendo DS num sucessor adequado ao Pokémon Pikachu pedómetro?
Decidimos chamá-lo de Pokéwalker24 e, definitivamente, queríamos que aquilo tivesse um ecrã. A seguir pedimos à Game Freak que apresentasse propostas para o tipo de componentes que aquilo teria e como é que aquilo podia ser usado para jogar Pokémon. A proposta foi um documento com cerca de três vezes a grossura do documento de descrição que tínhamos para o Pokémon Pikachu! (risos) 24O Pokéwalker é um pedómetro que acompanha o Pokémon HeartGold e SoulSilver. Para além de ser capaz de transferir um único Pokémon apanhado nos jogos para o Pokéwalker, o jogador pode utilizá-lo para apanhar um Pokémon rebelde ou utilizar o mecanismo Dowsing para localizar objectos.
Inicialmente, tive apenas a ideia de que os jogadores seriam capazes de levar outro Pokémon para além do Pikachu a passear.
E não é só isso: tu podes ir passear com um Pokémon que pode fazer amizade com um novo e voltar com ele. Isso foi uma das coisas que, finalmente, conseguimos fazer no jogo, mas aquele documento original de descrições estava realmente repleto de uma série de componentes.
O que pensámos de início era que simplesmente passear com qualquer Pokémon de que gostasses seria realmente divertido. Pensámos que isso, em si, seria suficiente para ser uma grande característica do jogo, por isso avançámos e trabalhámos para que ficasse bem feito. Depois, para além disso, fizemo-lo de forma a que o jogador pudesse agarrar outro Pokémon, localizar objectos e ligar-se a outros Pokéwalkers através de uma ligação de infravermelhos.
Em relação ao design, havia material perfeito à espera de ser usado nas séries de desenhos animados. No princípio, nos jogos, nunca havia uma imagem claramente definida de como deveria ser a Poké Ball. Então o realizador, Yuyama-san25, foi bastante simpático e apresentou uma proposta de como é que elas deveriam ser. Ele disse: “Que tal fazermos a Poké Ball de modo a que seja pequena no início, mas quando o botão no centro é pressionado, ela aumenta e pode ser atirada?” 25O Kunihiko Yuyama é um realizador de anime que supervisiona tanto as séries televisivas do Pokémon como os filmes.
Foi assim que o Pokéwalker acabou por ser do mesmo tamanho da Poké Ball, antes de ela se expandir em tamanho, com um diâmetro de 48 mm e uma espessura de 13,9 mm.
Exacto. O estilo para um Treinador de Pokémon é prender três destas Poké Balls no lado esquerdo e direito do seu cinto. O Pokéwalker acabou por ficar exactamente como estas, o que me faz querer pendurar seis e andar por aí com eles! (risos)
Por isso perguntava-me se poderíamos pedir às pessoas que comprassem seis. Mas, claro está, isso seria ir um pouco longe demais (risos) Mas tal como o Adaptador Sem Fios fez do FireRed e do LeafGreen um produto muito mais apelativo, o Pokéwalker melhorou as versões HeartGold e SoulSilver. Além disso, como brinquedo portátil que permite a comunicação, o Pokéwalker é ele próprio capaz de comunicar com a Nintendo DS e como se pode ligar à consola, pode transformar-se. A combinação do HeartGold e SoulSilver com o Pokéwalker neste sentido representa um aumento muito significativo da capacidade da série.
Mas para ser sincero, um objecto como o Pokéwalker não seria normalmente feito para uma peça individual de software (risos)
Não teríamos sido capazes de chegar a este ponto. De facto, embora o Medidor de Actividade para a Nintendo DS não fosse algo que tivesse sido feito para resistir a ser deixado cair numa banheira ou colocado numa máquina de lavar roupa, pode ser posto no vosso bolso e aguentar a transpiração. Como nós nos queríamos assegurar de que fosse à prova de salpicos e que aguentasse este tipo de condições do dia-a-dia, mudámos o seu formato inúmeras vezes, até mesmo ao fim, para melhorar a sua capacidade de resistir à água. Foi precisamente porque fizemos este tipo de testes que o Medidor de Actividade do cão do Ishihara-san, o Pocky, foi capaz de resistir a um mês à chuva. (risos) Se o Activity Meter ainda não estivesse a funcionar, é possível que vocês não tivessem tido a ideia de usar aquilo no Pokémon.