O primeiro elemento fundamental que gostaria de discutir é o WiiConnect24. Este é um sistema que permite transmitir e receber dados, mesmo quando não estás a jogar na Wii ou quando estás a dormir. Então, quando ouvi pela primeira vez o conceito, pensei: "Isto parece que foi criado para Animal Crossing!"
Também estava consciente disto, de alguma forma, desde a altura em que inventámos o conceito original da Wii. Talvez não o tenham dito na altura, mas tenho a certeza de que entre os que trabalharam no hardware da Wii e nas funções da consola, pairava um sentimento de que gostariam de ver essas funcionalidades utilizadas em Animal Crossing.
Do nosso lado, sentimos perfeitamente o peso das expectativas. Podia-se sentir uma espécie de exigência silenciosa: "Certifica-te de que utilizas esta função!" Para mim, o aspecto mais aliciante do WiiConnect24 é que, mesmo quando o jogador acha que não está em contacto com outros jogadores, a sua ligação está presente como pano de fundo. Na versão para a DS, o uso da Ligação Wi-Fi da Nintendo3 adicionou um elemento divertido, mas que também podia implicar um pouco de esforço. 3 A Ligação Wi-Fi da Nintendo é um sistema que liga o jogador à internet e permite que desfrute de jogos ou outras aplicações juntamente com jogadores de todo o mundo.
Quando planeavas uma viagem à aldeia do teu amigo, precisavas de arranjar tempo de antemão e de te certificares que ambos estavam a usar a Ligação Wi-Fi da Nintendo ao mesmo tempo.
E um jogador pode querer jogar a uma certa hora que não é compatível com os outros jogadores. Por essa razão, desta vez quisemos utilizar o WiiConnect24 para permitir que os jogadores desfrutem mais do elemento comunicativo do jogo, sem terem de fazer sacrifícios.
Então cada vez mais mexericos se vão espalhar de uma aldeia para outra sem que te apercebas.
Na verdade, houve um incidente específico que nos deu esta ideia. Foi algo que Hideki Konno-san, do nosso departamento, me disse.
Parece que Konno-san, a sua esposa e o filho gostaram de jogar a versão de Animal Crossing para a DS. A sua esposa era, aparentemente, uma grande fã de pesca, e passou tanto tempo a pescar que o seu filho se queixou, dizendo-lhe: "Mãe, podes parar de ir à pesca?"
Tenho a certeza que o filho deles também adorava pescar, e estava apenas com inveja de a sua mãe estar a apanhar peixes tão grandes! (risos)