Já agora, na entrevista de Twilight Princess (disponível apenas em inglês) da série de entrevistas “Iwata Pergunta – O Hardware da Wii”, as palavras “essência de Zelda” aparecem imenso. A equipa de Zelda para a DS falou muito sobre a teoria de Zelda?
Mas o jogo é típico de Zelda. Tem o toque da série. Porque é que acham que tanto uma equipa que fala imenso sobre o assunto como uma equipa que não fala de todo sobre o assunto conseguem fazer produtos tipicamente Zelda?
Mas o facto é que pensei que não queria ficar demasiado preso à ideia de fazer um jogo tipicamente Zelda. Até discutimos porque o comboio não encaixava propriamente nesse mundo Zelda.
Ah, sim, ouvi falar disso. Foi o tal debate sobre estar ou não correcto haver um comboio em Zelda.
E depois houve quem se questionasse se não seria melhor tirar o comboio e pôr outra coisa. Mas falámos com o designer e com outras pessoas e acabámos por decidir manter o comboio. Para já, toda a gente tem a sua própria ideia do que um jogo Zelda deve ser.
Bem, acho que se se pudesse expressá-lo por palavras assim tão facilmente, não havia necessidade de tanta discussão sobre o que é e o que não é tipicamente Zelda.
Há cerca de dez anos, o jornal “Hobo Nikkan Itoi Shinbun (Almost Daily Itoi Newspaper)” fez uma entrevista a Miyamoto-san depois de ter feito Ocarina of Time. Nessa entrevista, houve um momento que me levou a pensar: “Ah, então foi isso.”
Se calhar até o li, mas na altura só pensei: “Hum…” (risos) Possivelmente, porque não estava directamente envolvido. Li o artigo logo depois de acabar o trabalho de Ocarina of Time e, na altura, não fazia ideia de que ia continuar a fazer jogos Zelda. Mas perguntaram-me numa entrevista sobre a altura em que estava a trabalhar no Ocarina of Time – já tinha passado algum tempo e já me tinha esquecido de muita coisa, por isso li o artigo para me relembrar. E depois, de entre as coisas que Miyamoto-san disse, houve uma coisa que me ficou na memória.
Ele disse: “Quero que as pessoas se apercebam que não há jogo nenhum que se compare a este.” Ocarina of Time foi um jogo em que fizemos coisas que outras pessoas nunca sequer se lembrariam de tentar fazer.
É verdade. É extremamente marcante saber que tentaram fazer de Ocarina of Time um jogo com uma presença enorme, e que deram o seu melhor a fazê-lo, de tal modo que não há comparação possível com outros títulos.