Agora gostaria que falassem a partir dos vossos pontos de vista – enquanto responsáveis pelo mundo do jogo – para aqueles que ainda não compreendem o jogo muito bem, sobre o tipo de jogo que The Legend of Zelda: Skyward Sword é e o que recomendam. Asuke-san, queres começar?
Com certeza. Até alguém como eu, que não tinha muito jeito para os jogos Legend of Zelda, foi capaz de apreender o mundo do jogo facilmente e acostumar-se a ele, o que resultou num jogo divertido. Antes, quando ouvia as pessoas à minha volta a dizerem que The Legend of Zelda é excelente, a jogabilidade era demasiado difícil para mim e eu não conseguia desfrutar do jogo inteiramente. Mas com Skyward Sword, podes mover-te conforme quiseres, então eu desfrutei naturalmente da ação que envolvia combater inimigos e resolver puzzles. Agora dou por mim na mesma posição do que aqueles que falam de The Legend of Zelda com tanto entusiasmo.
Isso aconteceu porque tu – que não tinhas jeito para os jogos da série The Legend of Zelda – trabalhaste nele?
Não foi tanto trabalhar, foi mais jogar normalmente e chegar a este ponto de repente. Faz uso do Wii MotionPlus, então o jogo não requer quaisquer ações complicadas com botões. Isso torna o jogo mais fácil de apreender para os que o jogam pela primeira vez. Por essa razão, podes entrar no jogo sem sentires que os controlos são difíceis. Apercebi-me de que estava a melhorar quando continuei a jogar. Também comecei a gostar de resolver os puzzles. Até uma pessoa que só jogou Super Mario Bros. antes consegue, naturalmente, tornar-se bom nos controlos e desfrutar da diversão de The Legend of Zelda, por isso espero que as pessoas o joguem.
Se Asuke-san estava vinculado a Mario, eu estive, outrora, vinculado a Pikmin, mas agora trabalhei num projeto The Legend of Zelda há mais tempo.
Sim. (risos) Desta vez fizemos a floresta a pensar em múltiplas idas e vindas mas, na verdade, isso é algo que fizemos na série Pikmin, e o Temple of the Ocean King em The Legend of Zelda: Phantom Hourglass é semelhante.
Entras no Temple of the Ocean King várias vezes. Quantas mais vezes o visitas, mais profundamente o conheces.
Exatamente. Pikmin tem 30 dias; a distribuição das criaturas muda todos os dias e eles crescem. Espero que as pessoas gostem da forma como, à medida que a história avança, a floresta muda em The Legend of Zelda: Skyward Sword. Na última vez que visitas, algo de inacreditável acontece.
Penso que muita gente pensa em The Legend of Zelda como fantasia ao estilo europeu medieval. Mas neste aparecem robôs.
É verdade (risos) Perguntamos muitas vezes qual é a essência de Zelda e penso que um aspeto é que é tão vasto que pode conter qualquer coisa que seja atrativa. É o tipo de jogo que podes fazer com liberdade concetual, então todo o tipo de pessoas atira ideias e muitas ideias divertidas condensam-se. O resultado é a densidade de que temos falado. Podes jogar este jogo denso intuitivamente com o Wii MotionPlus, por isso espero que as pessoas o joguem.
Certo. Chamamos ao sistema “Fi Commentary”. Por exemplo, se alvejares várias personagens e inimigos e chamares a Fi, ela falará sobre eles. E o que ela diz é muito engraçado (risos)
Certo. Se o usares, o mundo abre-se, então peço que alvejem todos os tipos de coisas.