Fujibayashi-san, porque é que escolheste Iwamoto-san para ser o teu “líder de gangue” para o campo de jogo do céu?
Nessa altura, o desenvolvimento de The Legend of Zelda: Spirit Tracks3, em que Iwamoto-san tinha trabalhado como diretor, estava a terminar. Ouvi dizer que se ia juntar à nossa equipa, por isso não desperdicei um segundo sequer e pedi-lhe para ser o líder do gangue do céu. 3 The Legend of Zelda: Spirit Tracks: Um jogo de ação e aventura controlado com o stylus para a Nintendo DS lançado em dezembro de 2009.
Quando entrei, tinha sido decidido que iria haver uma grande ilha no céu e que se podia saltar para terra através de um buraco nas nuvens. Pensámos em métodos diferentes de movimentação mas, como se trata do céu, a utilização de um pássaro pareceu natural. Testámos uma série de coisas e o objetivo era voar para onde se quisesse.
Mas percebemos rapidamente que poder voar com o pássaro livremente iria levantar uma série de outros problemas, como por exemplo: “Até onde é que se pode voar?” Eu insisti perante Iwamoto-san que não haveria problema se se chegasse ao destino assim que se saltasse para cima do pássaro. Iwamoto-san deu o litro na criação de outros transportes, tais como o navio em The Legend of Zelda: Phantom Hourglass4 e o comboio em The Legend of Zelda: Spirit Tracks, por isso achei que não se metia noutra tão cedo, mas… (risos) 4 The Legend of Zelda: Phantom Hourglass: Um jogo de ação e aventura controlado com o stylus, lançado em junho de 2007 no Japão como o primeiro título da série The Legend of Zelda para a Nintendo DS.
Para além da seleção de níveis e de se poder voar com o pássaro quando se quer, Iwamoto-san pôs muitas ilhas no céu e encheu-as de jogos de vários tipos.
Foi algo que surgiu quando, graças à participação de Iwamoto-san, o que falámos há pouco sobre o céu ficou assente.
Não? (risos) Bem, graças ao árduo trabalho dos designers, a ilha no céu, de seu nome Skyloft, começou a tomar forma gradualmente. Desta vez, o Link vai para a Knight Academy e vive num dormitório. É um cenário algo elaborado, por isso não tinha a certeza de que fosse resultar. Mas quando começou a tomar forma, pedi a Iwamoto-san para me mostrar o jogo desde o princípio. E, para ser honesto, não era nada bom!
Habitualmente, no princípio, só ao falar com as outras personagens, imaginas a história que se irá desenrolar e ficas muito entusiasmado, mas não foi o caso. E não era claro se as pessoas que apareciam eram colegas do Link ou outra coisa qualquer. Pressionei-o, dizendo: “Vá lá, tens de acertar nesta parte!” E ele respondeu: “Quer dizer, estou um bocadinho ocupado com outras coisas neste momento.”