Sakaguchi-san, achas que chegaste ao final do projeto sem ter sentido qualquer hesitação em relação ao que querias fazer?
Sim, acho. Por natureza, eu gosto de agradar. Mas, neste título, permiti-me relaxar um pouco a esse respeito. Depois, assim que relaxei, voltei a sentir aquele desejo de dar às pessoas o que queriam. Controlar essa vontade foi aquilo que considero ter sido mais difícil.
Então abandonaste a ideia de criar um jogo que tencionava agradar, e estavas decidido a não te afastares do rumo escolhido.
Isso mesmo. E foi assim que acabámos por encher o jogo com coisas que nos entusiasmavam, como acorrentar aquele ogre. Mas claro que coisas como essa foram adicionadas mais tarde, e isso não é ideal em termos de eficácia...
Contudo, se não tivesses seguido essa abordagem, muitos dos aspetos do jogo nunca teriam sido incluídos.
É verdade. Mas, no início, queríamos mesmo fazer as coisas de um modo eficaz. Aprendemos com os erros cometidos em Blue Dragon, e fomos capazes de abordar as coisas de um modo eficaz, ao criar os cenários, as personagens, as roupas, e ao determinar como funcionariam as masmorras. Foi por isso que pudemos passar tanto tempo a garantir que algo como o “Gathering” ficava bem feito.
Foi precisamente por termos criado uma base tão sólida que tivemos a possibilidade de experimentar com o “Gathering” durante tanto tempo.
Penso que, no início, têm de partilhar alguma espécie de passado comum. Se não viveram algo juntos, ao mesmo tempo, pode ser difícil seguir na mesma direção.
Quando partilhei com a equipa aquilo de que tinha falado com o Sakaguchi-san naquela noite, senti que todos sentiam o mesmo que nós e que estavam muito recetivos ao que tínhamos para dizer.
Penso que, como a equipa entendeu aquilo que sentiam, foi capaz de cruzar a meta, mesmo após ter corrido o que por vezes deve ter parecido uma maratona interminável.