Diria que foi quando fizemos a cidade.
Fujisaka-san, olhando para trás, para o longo processo de desenvolvimento, houve algum ponto de viragem particularmente importante?
Criámos a cidade quando as coisas estavam a começar a ganhar forma relativamente ao sistema e tínhamos a sensação de que se continuássemos com isto, conseguiríamos terminar o trabalho.
Sakaguchi-san estava a empregar métodos de trabalho diferentes para este título, pelo que a equipa de desenvolvimento não sabia de nada ao início. Quando é que a cidade começou a ganhar forma?
Sim! (risos) Foi quando fizemos a cidade que começámos finalmente a ver a direção que Sakaguchi-san queria que seguíssemos, e o que queria dizer quando disse: “Mostrem isto ao jogador” e “Faz com que consigam sentir isto”.
Ah, é muito encorajador poderes partilhar a sensação de consistência na direção do desenvolvimento quando estás a trabalhar com tanta gente diferente. Incentiva-te naturalmente a explorar e a descobrir mais e desse ponto de vista, podes avançar sem teres o Sakaguchi-san a dizer-te o que deves fazer.
Simplesmente não é possível fazer com que um processo de desenvolvimento de três anos não tenha um ou outro contratempo! (risos) Na verdade, sem colisões nem conflitos, perderias a energia que é tão fundamental neste processo.
És o diretor no centro do desenvolvimento do jogo, por isso, no final, a decisão é tua.
É por isso que prefiro sempre ser exigente e querer as coisas à minha maneira. Foi particularmente difícil para os programadores. Mas esta equipa é estoica.