Dos três modos, o primeiro sobre o qual gostaria de falar é o Missões . A base para isso foi a demo técnica na E3 de 2004, certo?
Sim. O movimento dos submarinos era inércia, por isso fizemos o modo Missions com o desejo que os jogadores descobrissem o prazer de sentir que estavam mesmo a operar um submarino. Tens de concluir missões neste modo, por isso espero que os jogadores os joguem vezes sem conta para aperfeiçoarem a sua técnica.
Imamura-san, há pouco disseste que acrescentaste níveis. O que tiveste em mente quando refizeste este modo?
A equipa de Sugiyama-san havia feito uma demo técnica, então o percurso foi curto. Fizemos os percursos com o triplo do comprimento, mas quando a escala mudou, também mudou a sensação do jogo.
Sim, correto. Então estava sempre a perguntar Sugiyama-san se o deveríamos fazer de forma que os jogadores recolhessem objetos mas ele repetia estoicamente que não!
Achei que não haveria problema em dar-lhe um cenário brilhante e reluzente como – e eu não estou a brincar – uma versão submarina de Mario Kart. Mas Sugiyama-san disse: “Não!”
Então havia um grande fosso entre a forma como Sugiyama-san pensava no jogo enquanto o criador da sua fundação e a forma como o imaginavas enquanto software físico.
Ao início queria que os jogadores gostassem de operar de forma semelhante ao controlo por rádio, e fiz questão disso. Tinha a certeza de que não era um jogo para recolher objetos.
Mas o que tinha em mente inicialmente não era tanto controlo por rádio, era mais o movimento em torno de um submarino grande e real. Mas uma vez que ia ser um jogo embalado, começámos a tentar fazer um submarino pequeno que respondesse bem. Mas quando adotámos essa direção, a operabilidade foi ficando cada vez mais fácil e muita gente começou a pensar qual seria a razão pela qual não podíamos controlá-lo simplesmente com o Botão Deslizante. Aí seria mesmo tal como Mario Kart.
Estávamos a ajustar os parâmetros controlando o movimento do submarino até ao final. Mas quando o jogas durante longos períodos de tempo, começas a pensar: “Se aumentarmos os parâmetros aqui, a velocidade aumentada será ótima” e “Se ao menos pudesse usar o +Control Pad …” e quase cedes a essas tentações. Mas Sugiyama-san dizia sempre: “Não, está bem assim!”
Suponho que a sensação não fosse a de que estavas a operar algo grande e pesado como um submarino.