Capítulo 2: Treinar os jogadores na arte de Dandori
Gostaríamos agora de falar com os membros da equipa de desenvolvimento de Pikmin 4. Em primeiro lugar, podem falar-nos sobre as vossas funções neste título?
Participei no desenvolvimento de Pikmin 4, tendo já participado em Pikmin, Pikmin 2 e Pikmin 3. Fui o diretor principal e o diretor de programação neste título. Mais especificamente, fui responsável pelo design geral do jogo e pelo design dos níveis, pela programação base do sistema de jogo e por decidir a direção do jogo. Era como o cozinheiro principal de um restaurante, supervisionando muitos processos diferentes.
Olá, chamo-me Yutaka Hiramuki e sou um dos diretores de planeamento deste jogo. Fui responsável por supervisionar o design de níveis geral, as especificações das criaturas e a história, incluindo as sequências cinematográficas e o guião. Na verdade, participo na série há já muito tempo. No primeiro jogo, programei a funcionalidade de vibração do comando. No segundo jogo, estive envolvido no design de nível das cavernas subterrâneas. A minha participação em Pikmin 3 foi aproximadamente a mesma que em Pikmin 4.
Olá, chamo-me Taku Matoba e sou um dos diretores de planeamento. Estive principalmente envolvido na IU, no design e colocação de objetos e tesouros no jogo. Também partilhei a carga de trabalho com o Kando-san e o Hiramuki-san no design de níveis. No segundo jogo, estive envolvido na criação das cavernas subterrâneas e, no terceiro jogo, na criação do modo competitivo.
Olá. Chamo-me Mitsuhiro Kida e sou o diretor de som. Eu geri a música de fundo e os efeitos sonoros em consulta com a nossa equipa e determinei a melhor forma de realçar os sons. Participo na série desde Pikmin 3 Deluxe (9).
(9) Um jogo para a Nintendo Switch lançado em outubro de 2020. Inclui conteúdo de Pikmin 3, lançado para Wii U em julho de 2013, com uma história adicional e opções de dificuldade.
Muito obrigado. Miyamoto-san, de que forma participou em Pikmin 4 enquanto produtor?
Encarreguei-me de verificar se captava as características da série Pikmin. Além disso, tendo havido outros desenvolvimentos recentes na série, como Pikmin Bloom (10), verifiquei se satisfazia os padrões dos títulos principais de Pikmin. Dito isto, e porque as minhas palavras têm muito peso, as pessoas ficavam atrapalhadas cada vez que abria a boca. Bastava dizer "Os efeitos sonoros…" e respondiam "Os efeitos sonoros?! Que efeitos sonoros?!". Então tive de ser muito cuidadoso. (Risos)
(10) Uma aplicação de realidade aumentada (RA) para smartphones distribuída pela Niantic. Quando os jogadores visitam diversos locais no mundo real, podem encontrar sementes de Pikmin na aplicação associadas a cada local com base nas informações de localização. Ao plantar sementes nos espaços disponíveis e andar com elas, os Pikmin crescerão. Os jogadores também podem ajudar flores a florescer ao andar com estes Pikmin. É uma aplicação que torna as caminhadas divertidas.
Lembro-me de perguntar a Miyamoto-san o que o teria incomodado no som e como o poderíamos corrigir para que correspondesse às suas expectativas. (Risos)
Enquanto pessoas como nós, que trabalham com o Miyamoto-san há muito tempo, já estão habituadas. (Risos)