Nesta décima edição de "Entrevista com os criadores", uma série de entrevistas em que vários criadores da Nintendo transmitem, nas suas próprias palavras, o que pensam sobre o desenvolvimento de produtos e os pontos específicos mais críticos para cada um, falamos com alguns dos criadores por detrás de Pikmin 4 lançado para a Nintendo Switch no passado dia 21 de julho.
Antes de começarmos, para além dos programadores de Pikmin 4, também temos connosco os programadores do primeiro jogo Pikmin como convidados especiais. Gostaria de começar por perguntar sobre a origem da série Pikmin. A série começou com a proposta de conceito de Miyamoto-san?
Tanto quanto me lembro, o Hino-san e o Abe-san estavam a apresentar muitas ideias enquanto produtores, certo?
É isso mesmo, eu e o Abe-san éramos produtores na altura. A nossa conversa sobre este projeto começou durante a transição da Super NES (1) para a Nintendo 64 (2), pelo que ambicionámos utilizar a capacidade da consola de apresentar um grande número de personagens no ecrã.
(1) Super NES: uma consola de videojogos doméstica lançada em 1992 na Europa após a Nintendo Entertainment System.
(2) Nintendo 64: uma consola de videojogos doméstica lançada em 1996 no Japão e nos EUA e em 1997 na Europa. Foi a primeira consola doméstica da Nintendo com capacidade para apresentar ambientes de jogos 3D em grande escala. O comando estava equipado com um dispositivo de controlo 3D que permitia às personagens movimentarem-se livremente num espaço 3D.
O Hino-san vem de um contexto artístico, pelo que ficou encarregue do design das personagens e da criação do mundo, enquanto eu fiquei responsável pelas mecânicas do jogo e pelo design dos níveis. Inicialmente, este projeto não era um jogo de ação, certo?
Sim, está correto. Nessa altura, imaginámos um jogo que controlasse muitas personagens com IA. O jogo que tínhamos em mente incluía criaturas com chips de IA na cabeça para os fazer pensar de determinada forma, e o jogador poderia controlá-las ao trocar os respetivos chips. Assim, os jogadores controlariam as personagens ao atribuir-lhes "chips de pensamento", tais como "combater", "curar" ou "ajudar amigos". À medida que exploravam o mapa e ganhavam mais experiência, a capacidade de chips aumentaria. Por outras palavras, tornar-se-iam mais inteligentes. Ao mesmo tempo, adicionaríamos personalidades como zangado e cobarde através de "fichas de emoção" e, dependendo da emoção da personagem, a resposta mudaria, por exemplo, de "ataque" para "defesa". Estávamos a experimentar estes tipos de protótipos com o Kando-san.
Naquela altura, era ainda um programador novato no meu primeiro ano. Depois de me juntar à Nintendo, fui colocado nesta equipa e recebi um documento de especificações misterioso do Hino-san, assim do nada. (Risos) Dediquei-me a fazer experiências com o tipo de ações que poderia aplicar a um número grande de personagens com IA.
Juntei-me à equipa como designer cerca de um ano depois do Kando-san. Nesse momento, o jogo já estava repleto de pequenas criaturas.
Na altura, a nossa ideia era ter uma vista de cima para baixo do jogo no ecrã, pelo que o género e a personalidade de cada personagem seriam identificáveis pelo que tinham na cabeça.