Entrevista especial dedicada à Nintendo Classic Mini: NES – Parte 2: Balloon Fight
"FamiConnichiwa" a todos! Sou o Akinori Sao e escrevo-vos a partir de Quioto. Depois de ter entrevistado Shigeru Miyamoto relativamente ao Donkey Kong original para a NES, a minha série de entrevistas dedicadas à nova Nintendo Classic Mini: Nintendo Entertainment System continua com Balloon Fight. Este título, no qual os jogadores controlam personagens penduradas em balões e tentam rebentar os dos adversários, foi lançado um ano e meio depois do lançamento da Famicom(1) e posteriormente para a Nintendo Entertainment System (NES).
O responsável por este jogo é Yoshio Sakamoto, que trabalhou em inúmeras séries, incluindo Metroid, WarioWare, Rhythm Paradise, Tomodachi Life, e a aplicação Miitomo. Quando desenvolveu Balloon Fight trabalhava na empresa há apenas três anos, pelo que lhe perguntei como se sentiu ao trabalhar neste jogo no seu início de carreira. Nesta entrevista conta-nos, ainda, sobre acontecimentos interessantes no decurso do processo de desenvolvimento do jogo.
Sao: Balloon Fight foi lançado nos salões de jogos em novembro de 1984 e a versão para a Famicom saiu no Japão em janeiro do ano seguinte, o seu terceiro na Nintendo.
Sakamoto: Comecei como designer em Game & Watch2. Inicialmente só prestava assistência, mas depois fiquei responsável pela criação de alguns títulos Game & Watch.
2. Game & Watch: Uma gama de dispositivos de jogo portáteis com ecrãs LCD, cada um dos quais continha apenas um jogo. O primeiro foi lançado no Japão em 1980 e a gama acabou por vender um total de 43,4 milhões de dispositivos em todo o mundo.
3. Snoopy: um jogo no qual o Snoopy tenta acertar em notas musicais vindas de um piano com um martelo.
4. Donkey Kong Circus: um jogo no qual o Donkey Kong se equilibra em cima de um barril e tenta desviar-se de chamas para manter os seus ananases.
5. Mario’s Bombs Away: um jogo no qual o Mario corre pela selva e tenta evitar que uma bomba detone.
Sakamoto: Em Vs. Wrecking Crew6 para salões de jogos. Nessa altura, o meu chefe Gunpei Yokoi7 acreditava que se éramos capazes de desenhar, então éramos capazes de fazer jogos. Por isso continuei a desenhar enquanto fazia o design de jogos. No entanto, tinha de consultar o Yokoi-San relativamente a um número de coisas.
Vs. Wrecking Crew: um título lançado nos salões de jogos japoneses em 1984.
7. Gunpei Yokoi (1941-1997): Durante a sua carreira na Nintendo, Yokoi-san trabalhou em plataformas como Game & Watch e Game Boy e foi uma figura intrínseca no desenvolvimento de produtos como Robotic Operating Buddy (R.O.B.) e Dr. Mario.
Sao: Game & Watch não usava "pixel art", por isso começou a desenhá-la em Vs. Wrecking Crew.