Pela primeira vez na história de Monster Hunter, os jogadores serão capazes de mudar a sua forma de jogar com os Hunting Styles e de equiparem habilidades únicas especiais, as Hunter Arts. Com os Hunting Styles, os jogadores poderão aperfeiçoar a forma de jogar do seu caçador ao selecionarem entre quatro estilos muito diferentes. Quer seja a montar monstros com o Aerial Style, ou a maximizar as habilidades Hunter Arts que podem ser utilizadas com o Striker Style, não faltam formas de agradar a todos os jogadores. Cada Hunting Style possui movimentos e ataques únicos para cada estilo, encorajando assim os jogadores a experimentarem e descobrirem o estilo que mais se adequa a cada um dos 14 tipos de armas do jogo. Assiste ao trailer abaixo sobre os Hunting Styles para teres uma ideia melhor sobre estes estilos de jogo únicos.
As Hunter Arts são habilidades especiais espetaculares com poderes ofensivos devastadores, mas que também te permitem escapar rapidamente de ataques e podem até ajudar a curar as mazelas dos caçadores e respetivos companheiros de equipa. Invocar uma Hunter Art no momento certo pode fazer toda a diferença em batalhas renhidas contra poderosos monstros. Mas só podes equipar um certo número de Hunter Arts, por isso terás de escolher estrategicamente as habilidades que melhor se adaptam ao teu estilo de jogo.
Além da aprendizagem das novas funcionalidades ao jogar como caçador, os jogadores poderão igualmente empreender missões como Felyne no novo modo Prowler. Estes leais companheiros assumem agora um papel principal ao serem controlados diretamente pelos jogadores, e podem participar em qualquer missão do jogo em ambos os modos para um jogador ou multijogador, além de um número de missões únicas criadas apenas para os Felynes. Os jogadores podem mudar para o modo Prowler com facilidade e rapidez a partir do seu abrigo, levar consigo dois Palico de apoio ou até juntarem-se a outros jogadores nos modos local ou de cooperação online.
Os Prowlers beneficiam de energia ilimitada, e por isso não necessitam de um Well-done Steak para encherem a sua barra de energia. Ao transportarem consigo os seus próprios suplementos de recuperação de energia, os Acorns, os Prowlers conseguem restaurar a sua saúde com uma dentada rápida e não precisam de transportar poções como os caçadores. A recolha de recursos tais como apanhar insetos, pescar e explorar minas também se torna mais fácil ao jogar como Prowler, permitindo aos jogadores avançados despender mais tempo nas caçadas ou a forjar e melhorar as centenas de armas e armaduras ao seu dispor. Com uma refinada mecânica de jogo, opções fáceis de utilizar e a possibilidade de participar em qualquer missão dos modos para um ou múltiplos jogadores, os Prowlers são a adição perfeita para jogadores principiantes e o tónico ideal para caçadores veteranos à procura de algo diferente.