Num tributo aos mais de dez anos de Monster Hunter, monstros e localizações das aventuras precedentes regressam ao lado de novas criaturas e terras para explorar.
Desta vez, os jogadores mais experientes podem saltar diretamente para a ação, já os principiantes terão a possibilidade de se familiarizar com o mundo do jogo cumprindo uma série de missões que lhes permitirão dominar pouco a pouco as suas habilidades de Monster Hunter ao seu próprio ritmo.
Usa a tua arma de eleição para protegeres quatro povoações contra quatro criaturas horrendas conhecidas como os The Fated Four. Ajusta novas habilidades ao teu estilo e escolhe quatro Hunting Styles para reforçares a tua estratégia. Também podes adquirir Hunter Arts e desencadear movimentos especiais para escapares, contra-atacares e ultrapassares inimigos de cortar a respiração!
Os Felynes sempre foram os melhores amigos dos caçadores e, pela primeira vez, também se juntam à ação! Joga como Prowler na pele de um guerreiro Felyne e usa as tuas novas habilidades para apoiares outros caçadores em combate!
Na New Nintendo 3DS e New Nintendo 3DS XL, podes associar Hunter Arts aos Botões ZL e ZR para estares em vantagem durante os combates, e usar o Stick C para desfrutares de controlos duplos analógicos.