Exacto. Estávamos sempre para trás e para a frente com isso.
Mesmo que se definam padrões para a gravação do Super Guide, se o mapa não estiver acabado, não se pode gravar nada. Para jogos como a série Mario, em particular, quanto mais tempo perderem com os mapas, mais divertido se torna o jogo. Por isso, deve ter havido um conflito entre o desejo de melhorar os níveis e a necessidade de gravar as demos.
Aposto que as pessoas estavam sempre a dizer “Disseste que não ias mexer mais nisto, por isso gravei finalmente o jogo!”
Mesmo até ao final, quase todos os dias, em todos os níveis, todos os membros da equipa tiveram de voltar a gravar as suas demos.
Exacto. Por exemplo, se mudássemos o programa — um bocadinho que fosse — para o movimento de Mario, inimigos ou truques, quando reproduzíssemos os dados do guia, iria haver discrepâncias. Por isso, tínhamos de voltar a gravar. Mas, mais para o final do processo, toda a gente estava a ficar muito boa naquilo. Quando lhes pedia que gravassem qualquer coisa outra vez, respondiam-me “OK, claro!”.
Penso que sim. Mas alguns dos níveis eram mesmo tramados, por isso fiquei com imensa pena dos membros da equipa que ficaram responsáveis por esses níveis.
Compreendo. E, para além do Super Guide, também podes ver os vídeos Super Skills dos depuradores do Mario Club8. Ver que este género de qualidade de jogo é possível até vos deve ter surpreendido a vocês que criaram o jogo. 8Mario Club Co., Ltd: Testa e corrige os bugs do software desenvolvido pela Nintendo.
No início, era a própria equipa que ia gravar os vídeos Super Skills. Vários membros da equipa estava confiantes de que iriam consegui-lo e, de facto, pedimos-lhes que o fizessem mas, no final, acabou por ser impossível.
Eu queria que as pessoas que tinham conseguido dominar os jogos Mario vissem os vídeos Super Skills e dissessem “Uau, é incrível!” Eu queria definir um patamar bem alto.
Sim. Quando fiz o primeiro pedido ao Mario Club, eles fizeram cerca de 100 vídeos, mas nenhum era suficientemente bom. O nível de jogo era demasiado baixo.