Do ponto de vista de alguém que está a seguir as pegadas de Kondo-san, em que pensas quando estás a criar música para os jogos da série Mario?
Hoje, aquilo em que penso quando estou a trabalhar em música para os jogos Mario é que quero criar música que não deixe os jogadores ficarem parados – música que está sempre a progredir, mesmo que seja apenas um passo.
Na sua maioria, cada um dos níveis de um jogo Mario pode ser jogado em cerca de dois minutos e, por isso, se criarmos um tema com um minuto de duração, este pode ser reproduzido duas, talvez três vezes no máximo, até o jogador completar o nível.
No entanto, nos jogos Mario, quando chegas a uma parte difícil tens de repeti-la vezes e vezes sem conta.
O jogo é uma espécie de campo de treino. À medida que vais tentando, acabas por ouvir o mesmo tema durante bastante tempo.
Dedicas uma enorme importância à música, sobretudo à abertura, para dares coragem aos jogadores.
Sim. Penso que os temas criados por Kondo-san têm esse tipo de poder e, por isso, podemos ouvi-los vezes e vezes sem conta e sentir “Está bem, mais uma vez!”. E, desde o primeiro jogo Super Mario, quando um jogador ouve a abertura, recorda-se imediatamente de que tema se trata e a que nível pertence. Por isso, procurei dar continuidade a isso. Quando os outros programadores criam música para um jogo da série Mario, dou-lhes um pequeno conselho – digo-lhes que prestem especial atenção às aberturas.
É exactamente isso. A música dos videojogos é diferente da música do cinema. Penso que é mais semelhante à música dos anúncios televisivos. A abertura é importante porque actua como um sinal: assim que a ouves, diz-te exactamente de que tema se trata e, mesmo que o nível mude, em que nível te encontras.
E tens de comunicar aos jogadores o tipo de sítio em que se encontram através de apenas um ou dois compassos.