Para além dos gráficos, o que mudaram mais em Star Fox 64?
A maior alteração foi a introdução de dois modos. Um deles é o modo Nintendo 64 que permite jogar o título tal como era em Star Fox 64, mas com gráficos melhorados e permitindo a experiência 3D.
Por outras palavras, utilizaram a tecnologia de ponta da consola Nintendo 3DS para recriarem o jogo Star Fox 64 de há 14 anos atrás, enquanto jogo de ainda maior densidade.
Exatamente. E, como já foi mencionado, há quem ache que Star Fox 64 é difícil. Uma vez que desta vez o jogo foi feito para uma consola portátil, queria que fosse mais fácil jogá-lo por isso criámos o modo Nintendo 3DS.
Primeiro, preparámos algo que era simplesmente mais fácil. Mas depois, aconteceu uma coisa… Dylan-san, isto aconteceu um mês antes de o projeto acabar, não foi?
Mesmo quando já estávamos quase a acabar, Miyamoto-san disse: “Então, e não vão usar o sensor de giroscópio?”
O velho truque... Virou a mesa! (risos) (Nota de Edição: Por vezes, Miyamoto-san faz alterações drásticas e repentinas na fase final do desenvolvimento do jogo, situação que é comparada ao virar de uma mesa. As alterações são tão drásticas que descartam tudo o que a equipa de desenvolvimento criou até ao momento e a equipa tem, então, de se apressar para reorganizar e reposicionar os conteúdos na mesa, de modo a satisfazer o pedido de Miyamoto-san.)
Mas estávamos a fazer o nosso primeiro jogo para a Nintendo 3DS, por isso não tínhamos mãos a medir só com a recriação de Star Fox 64 e aperfeiçoamento dos gráficos. O final já se vislumbrava no horizonte e, como Miyamoto-san não tinha feito mais nenhum comentário, pensámos: “Hum, será que não faz mesmo mal não o usar?”
É verdade. Mas na última metade do desenvolvimento começámos a preocupar-nos com isso. (risos)
Exatamente. Convoquei rapidamente dois programadores e Dylan-san da Q-Games para uma reunião no EAD e durante dois dias focámo-nos em adaptar o jogo.
Foram uma ajuda tremenda. A Q-Games tem muitos colaboradores estrangeiros, mas todos eles adoram Star Fox e queriam muito fazer um bom jogo, por isso ajudaram com muitos elementos.
Mas usar o sensor de giroscópio para jogar é algo que se tem tendência para interpretar mal. Especialmente no que diz respeito a jogadores que estão habituados a usar botões de controlo – quando ouvem dizer que podem simplesmente inclinar a consola para jogar, perguntam: “E isso é divertido?”
Quando comecei a fazer o jogo, discuti todos os detalhes com Miyamoto-san. Há alguns dilemas básicos quanto aos controlos para um shooter em 3D. Por exemplo, na Nintendo 64, se empurrasses o manípulo analógico para cima, a Arwing descia. Mas havia quem achasse que a Arwing devia subir se o manípulo fosse empurrado para cima.