Nakano-san, este jogo deve ter passado por vários pontos de viragem nas alturas em que eram feitos melhoramentos drásticos antes da conclusão do jogo. Lembras-te de algum aperfeiçoamento em específico?
Em termos de estrutura de jogo, havia a sensação de que íamos no caminho certo desde as primeiras etapas. Mas, quando chegámos às etapas finais do desenvolvimento, apercebemo-nos de que a motivação que os jogadores precisavam de sentir para seguir a estrutura do jogo não estava lá. O lado emocional não estava a funcionar. Na verdade, o Nakano-san é parecido com o Hoga-san, no sentido de a história e o mundo do jogo não serem o seu forte.
Eu pensava que seria apenas uma questão de ajustar uns números aqui e ali na programação, mas isso não estava a funcionar como eu esperava.
Nós tínhamos uma jogabilidade sólida mas, para ser franco, cheguei a perguntar-me se estava tudo bem com a heroína, a Elena.
Tive. Quando comecei a trabalhar no jogo, a ideia era a personagem da Elena ser muito apelativa e o jogo girar à volta dela. Mas o que aconteceu foi que, apesar de ser divertido aventurarmo-nos nas torres, a motivação que estava por trás dessas viagens era bastante fraca. Acabávamos por negligenciar a Elena.
Se a negligenciarem para poder permanecer nas torres, desmorona-se todo o conceito do jogo.
Isso mesmo. Ninguém queria voltar para a Elena. Pensavam: “Estou a divertir-me a explorar as torres, porque é que hei de voltar?” Perguntei-lhe: “Não sentes isso também?” Ele não podia negá-lo. Foi então que, por sugestão do Iwata-san, pedimos a membros do nosso departamento para jogar o jogo e dar a sua opinião. E obtivemos sempre a mesma resposta, uma e outra vez: “As torres são divertidas, mas voltar para trás para ver a Elena é muito chato.”
Foi nesta altura que um dos membros femininos da equipa que tinha jogado disse aquilo que se tornou a preocupação principal: “Estão tentar fazer com que os jogadores se apaixonem pela Elena, não estão?” Bom, cada pessoa tem as suas razões que a levam sentir-se atraída por umas pessoas e não por outras, por isso, criar um cenário que tente garantir que o jogador se apaixone pela heroína é difícil. Ela disse-nos: “É mais provável que as pessoas respondam se sentirem empatia pela situação difícil dela, para que queiram fazer tudo o que esteja ao seu alcance para ajudar. Não é verdade que esse tipo de empatia pode ser sentido em relação a animais e máquinas?” Foi então que se fez luz.
Sim, ensinou. Foi então que me lembrei da imagem que a Yamakura-san tinha tentado passar nos planos iniciais e fiquei convencido. “Isto não é sobre amor. É sobre o jogador sentir empatia e compaixão.” Foi então que disse: “Nakano! Já sei! É disto que estamos à procura!”