Discutiram os planos para Pandora’s Tower com mais alguém?
Discutimo-los com a equipa que trabalhou no design preliminar das personagens . Na verdade, eles estavam a trabalhar no design para um outro plano que o Hoga tinha feito, e eu falei discretamente com eles e disse: “Conseguem fazer isto em segredo?” (risos)
A Ganbarion chegou para nos fazer a apresentação daquilo que pensávamos que ia ser um plano para o jogo. Foi então que a Yamakura-san disse: “Na verdade, tenho outra proposta.” Ela tinha um quadro branco e disse-nos que o tema iria ser o amor verdadeiro.
É verdade! Depois de ouvirmos todos os detalhes sobre o design, fiquei tão perplexo que dei por mim a perguntar: “Foste tu que criaste isto, Yamakura-san?”
Sim, estava. Olhei para o plano que a Yamakura-san nos tinha dado, e tanto o Yamagami-san como eu ficámos muito entusiasmados e só dizíamos: “Uau!”
Mas quando te apresentei o jogo, Iwata-san, disseste: “Mas o que é que acontece mesmo no jogo?” (risos) Eu disse que isso ainda estava em aberto, e tu disseste: “Se vão começar assim, vão ter muito trabalho”.
Sim, lá isso percebi! (risos) A visão do mundo de jogo era muito forte, mas tínhamos de começar a criá-la. A estrutura que tínhamos era a mesma que tinha sido utilizada nos jogos Jump, e lembrei-me disso quando começámos. A minha esperança era de que, se a Ganbarion e eu trabalhássemos em equipa, seríamos capazes de fazer com que resultasse.
Normalmente, um projeto não começaria desta maneira. Na vasta maioria dos nossos jogos, as equipas de desenvolvimento internas da Nintendo criam o jogo e depois criam a história. Geralmente, esbarramos em problemas quando começamos com uma ideia sólida daquilo que o núcleo do jogo é, por isso, normalmente, não fazemos as coisas desta maneira.
Mas a Ganbarion tinha estado à altura das exigências insensatas que lhes fizemos nos dois jogos Jump, e nós quisemos dar-lhes a oportunidade de embarcar num desafio novo. O Nakano-san trabalhava bem com a Ganbarion, por isso, nessa altura, pensei: “Vamos navegar por águas nunca antes navegadas com este jogo.”
Como já dissemos, nessa altura, os únicos pontos estabelecidos eram: dar carne à heroína para a transformar; e existir um limite de tempo no qual teríamos de ir e voltar entre níveis. Agora, quando olho para trás, acho que estávamos um pouco otimistas de mais ao pensar: “Se começarmos a trabalhar com o que temos as coisas acabarão por se encaixar.” (risos)
Mas demorou um pouco mais do que estava planeado, não demorou? Qual foi o passo seguinte no processo?