Hoje juntam-se a mim representantes da Ganbarion1, que esteve encarregada do desenvolvimento de Pandora’s Tower2, e a equipa da Nintendo que supervisionou o projeto. Posso começar por pedir que façam uma breve apresentação? 1 GANBARION Co., Ltd. é uma empresa de desenvolvimento de jogos sediada em Fukuoka, no Japão. Chikako Yamakura é a diretora representante da empresa. 2 Pandora’s Tower é um jogo RPG de ação lançado para a Wii no Japão, no dia 26 de maio de 2011.
Chamo-me Chikako Yamakura e sou a diretora representante da Ganbarion. Fui a produtora deste projeto e fui responsável pelo planeamento, pelo conceito do jogo e pelo cenário.
Chamo-me Hirofumi Irie e trabalho na Ganbarion. Fui o diretor da primeira versão piloto do jogo. Quando se começou a trabalhar na versão completa, estive responsável pelos efeitos. Trabalhei novamente como diretor nas últimas etapas do projeto.
Chamo-me Takao Nakano e trabalho no departamento de Planeamento e Desenvolvimento de Software (PDS) da Nintendo. Fui o diretor da Nintendo para este projeto. Trabalhei com a Ganbarion para determinarmos as caraterísticas do jogo e a direção que deveria tomar. No final do projeto, assumi também a responsabilidade de jogar muito o jogo e de fazer todo o tipo de queixas. (risos)
Muito obrigado a todos. A relação entre a Nintendo e a Ganbarion remonta à altura em que criámos Jump Super Stars 3. Yamakura-san, podes contar-me como foi que isso aconteceu? 3 Jump Super Stars: um jogo de combate lançado exclusivamente no Japão, em agosto de 2005, para a Nintendo DS.
Foi em 2004, ou seja, há sete anos. O Yamagami-san entrou em contacto comigo e disse que queria reunir-se comigo. A minha primeira reação foi perguntar-me por que razão alguém da PDS haveria de querer encontrar-se comigo.
Em 2004, o departamento de Planeamento e Desenvolvimento de Software tinha acabado de ser criado. Por isso, acho que o Yamagami-san contactou a Ganbarion logo a seguir a o departamento ter arrancado.
Oh, não sabia isso... Em todo o caso, quando soubemos que íamos ser contactados por alguém da Nintendo, ficámos bastante nervosos. Iam três de nós à reunião: eu, o Hoga e o Yoshida, que é um dos nossos diretores executivos. O Hoga e eu fomos conhecer os nossos visitantes com t-shirts de Mario e de Zelda vestidas. (risos)
Não, usámo-las com orgulho! No entanto, o Yoshida olhava desconfiadamente para nós. (risos) Depois, passados cerca de vinte minutos do início da reunião, o Yamagami-san disse: “Nós temos um projeto, é uma coisa que queremos fazer com a Jump4.”
Sim, isso mesmo. 4 “Jump” refere-se à Weekly Shonen Jump, uma revista de manga de grande longevidade, publicada pela Shueisha, uma editora japonesa sediada no centro de Tóquio.