No início, os jogos começavam sem muita história. À medida que os jogos se foram desenvolvendo, tanto Sakaguchi-san como Sakamoto-san adoptaram, nas vossas respectivas capacidades, uma direcção mais virada para a história. O que vos fez tomar esse primeiro passo em direcção aos jogos “narrativos”, Sakaguchi-san?
Para mim, o que despoletou isto foi o Apple II5, com o qual costumava jogar quando era estudante. Na altura jogava todo o tipo de jogos de aventuras, e foi aí que me apercebi de que havia histórias nos videojogos. 5O Apple II era um computador pessoal introduzido pela Apple Computer (como a empresa era conhecida nesa altura) em 1977.
Nesses dias não podias publicar coisas na Internet nem nada disso pelo que os jogos, enquanto “contadores de histórias”, eram perfeitos para ti, Sakaguchi-san?
Então o teu passatempo de estudante deu origem, naturalmente, ao teu envolvimento com os jogos que contavam histórias?
Também comecei a minha carreira nos videojogos arranjando um part-time. No início ia, de facto, para além de jogar. E tu, Sakamoto-san? O que te despertou interesse em jogos que contavam histórias?
A minha primeira experiência com jogos de aventura baseados em texto foi Portopia Renzoku Satsujin Jiken6 para a NES. 6Portopia Renzoku Satsujin Jiken (‘The Port Pier Serial Murder Case’) é um jogo de aventura publicado pela Enix (como a empresa era conhecida na altura). A versão para PC foi lançada em 1983 e a versão para NES foi lançada em Novembro de 1985 no Japão.
Esse foi o primeiro jogo de aventura de (Yuji) Horii-san7, não foi? 7Yuji Horii é um designer de jogos responsável pelo desenvolvimento da série Dragon Quest e de outros títulos.
Exactamente. A minha reacção quando joguei o jogo foi exactamente como Sakaguchi-san mencionou: “Os jogos são capazes de coisas assim”. Achei que a parte interactiva, em que escolhias um comando para desencadear qualquer reacção, era divertida e havia partes em que parecia que as minhas emoções estavam realmente a ser controladas. Comecei a pensar que gostaria de tentar fazer um jogo assim. Por volta dessa altura, antes de termos feito Tokimeki High School, o meu superior, Gunpei Yokoi-san8, veio ter comigo e disse que precisávamos de fazer um jogo com o título Famicom Shonen Tanteidan (Family Computer Youth Detective Group). E depois comecei o seu desenvolvimento com outra equipa. 8Durante o seu tempo na Nintendo, o falecido Gunpei Yokoi trabalhou no desenvolvimento de jogos e consolas como a série Game and Watch e a Game Boy. Também esteve envolvido no desenvolvimento de R.O.B. e de Dr. Mario.
Usar este título como ponto de partida para um projecto... É mesmo old-school! (risos) Esse jogo era Famicom Tantei Club9, não era? 9Famicom Tantei Club(“Famicom Detective Club”) é uma série de jogos de aventura lançada para a Family Computer Disk System e outras consolas. O primeiro jogo da série foi Famicom Tantei Club: Kieta Kokeisha (‘The Missing Heir’), que foi lançado no Japão em 1988. O segundo jogo da série, Ushiro ni Tatsu Shojo (‘The Girl Standing Behind’), foi lançado no Japão em 1989.
Foi, sim. Tinha um interesse em jogos de aventura baseados em texto por isso quando comecei a trabalhar no projecto pensei que era mesmo aquilo que queria fazer. No início não correu muito bem porque a empresa com quem estávamos a trabalhar não tinha pensado em criar algo que se focasse no desenvolvimento da história. Pessoalmente, achei que seria melhor fazer algo do género Portopia Renzoku Satsujin Jiken, algo com uma história restrita que surpreendesse os jogadores e os guiasse nos pontos altos e baixos da alegria e da tristeza. Por isso fui ter com o meu superior e perguntei se podia experimentar escrever o cenário para aquele jogo.
Não. Mas a empresa com a qual trabalhava tinha sugerido um conceito básico que era qualquer coisa como: “O rapaz sem memória é na verdade...”. Tendo isso como ponto de partida, pensei se conseguiria escrever alguma história com este tema.