(Nota do editor: esta entrevista foi publicada a 26 de Agosto de 2010)
Pergunto-me se as pessoas que vêem esta foto no topo da página poderão pensar “Mas que combinação de pessoas é esta?!”... Nesta sessão juntam-se a mim Sakamoto-san e Sakaguchi-san, duas pessoas que partilham uma ligação curiosa e que estão, por acaso, prestes a concluir o desenvolvimento de um jogo para a Wii. Ademais, Sakaguchi-san, Sakamoto-san e eu somos da mesma geração por isso hoje poderemos ter uma pequena conversa entre contemporâneos. (risos) Embora não possa mesmo prever o desfecho desta entrevista, gostaria de vos agradecer aos dois por terem vindo.
Parece que a maioria das pessoas não sabe isto, mas vocês os dois conheceram-se há mais de 20 anos quando trabalharam juntos num certo jogo, não foi? Gostaria de começar esta sessão já com o jogo, por isso pedia-te que falasses um pouco sobre ele, Sakamoto-san.
Sim. Era um jogo de aventura chamado Nakayama Miho no Tokimeki High School1, que usava o telefone... 1Nakayama Miho no Tokimeki High School é um jogo de aventura em que a personagem obedece a comandos do jogador lançado para a Family Computer Disk System em Dezembro de 1987, no Japão.(Um membro do staff coloca uma cópia do jogo e um panfleto sobre o jogo na mesa)
Primeiro, a Square2 disse que queria fazer planos para um jogo de aventura com utilização do telefone. Nessa altura, não se sabia que iria ser um jogo com Miho Nakayama. Eles queriam apenas usar o telefone como um mecanismo de jogo. Acontece que fui chamado para essa reunião e ouvi essa discussão. 2Square = actualmente Square Enix. À excepção de Nakayama Miho no Tokimeki High School, colaboraram com a Nintendo no desenvolvimento de títulos como Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars, que foi lançado para a SNES no Japão em 1996 e fez a sua estreia na Europa no serviço Virtual Console na Wii em 2008.
Em que ano foi lançado este jogo...? (olha para o panfleto) 1987. Então era o teu quinto ano na empresa.
Nós começámos a trabalhar em 1982, Sakamoto-san. Tu começaste em 1983, não foi, Sakaguchi-san?
Nessa altura, no meu quinto ano na empresa, estava a começar a interessar-me por jogos de aventura, então disse ao meu superior que parecia divertido e que queria fazê-lo. Mas eu disse-lhe que se fôssemos mesmo fazer esse jogo, não deveríamos criar uma personagem mas sim uma celebridade e tornar tudo numa espécie de evento ou festival.
Não, não me interessava especialmente. (risos) Mas pensava que um pouco de glamour atrairia mais atenções, então comecei a apelar-lhes com coisas do género “E se o fizéssemos desta forma?”
Pois foi. Decidimos que iríamos visitar a Nintendo quando chegássemos às fases finais do desenvolvimento... Quanto tempo estive em Quioto nessa altura...?
Ah! Já lá fiquei muitas vezes – mas, atenção, isso já foi há muito tempo. (risos) Cada vez que um título era terminado, eu refugiava-me em Quioto. E acontece que Sakamoto-san criou a Pixel Art quando fizemos Balloon Fight3. 3Balloon Fight era um jogo de acção lançado nos salões de jogos japoneses em 1984, e lançado para a NES em 1985 no Japão.