Bom, vamos dar um pequeno salto. Como é que decidiram fazer três jogos?
Para ser sincero, quando fizemos Awakening, a intenção era que fosse o último da série.
O Hatano-san (Shinji)28, o antigo chefe do departamento de vendas, disse: "A série Fire Emblem não está a vender bem, por isso este será o último título." E os membros da equipa disseram: "Este será o último título, por isso vamos incluir tudo o que queremos, para não nos arrependermos de nada." Tínhamos uma lista grande com várias coisas a incluir, "quero fazer isto" e "quero fazer aquilo", e o resultado foi Awakening.28. Shinji Hatano: O antigo diretor geral da Nintendo e o chefe do departamento de vendas.
Conseguiram regressar em grande. Tornou-se o jogo da série Fire Emblem mais vendido no estrangeiro.
Exato. Por isso, o discurso do Hatano-san mudou por completo. "Quando é que sai o próximo?"
Perguntámos: "O quê? Pensávamos que este era o último título?" E ele disse: "Claro. É assim que as vendas funcionam. Se algo vende bem, começamos a perguntar pelo título seguinte." Por isso, começámos a falar com toda a gente da Intelligent Systems e disseram: "Agora, temos de nos apressar a fazer o próximo."
Exato. Usámos as ideias todas, por isso não sabíamos o que fazer.Começámos a planear rapidamente, mas estávamos todos cansados e não conseguimos ter qualquer ideia inovadora. Depois, lembrei-me de uma coisa e disse ao Maeda-san: "É verdade, havia outra coisa que eu queria fazer."
No primeiro jogo Fire Emblem29, dependendo da aldeia que visitávamos, só podíamos escolher o Arran ou o Samson30. Mas, embora as personagens fossem diferentes, a história era igual. Quando eu disse "que pena, gostava que algo mudasse", o meu chefe respondeu: "Não é possível, por causa da memória limitada."29. O primeiro jogo Fire Emblem: Fire Emblem: Shadow Dragon and the Blade of Light. Um RPG de simulação lançado apenas no Japão para a NES, em abril de 1990.30. Arran e Samson: Personagens do primeiro jogo da série. Arran é um paladino e Samson é um herói. Só é possível escolher um como aliado.
Lembro-me que, na altura, parecia fútil e disse: "Maeda-san, não gostarias de jogar um jogo no qual pudesses ver o que aconteceria se escolhesses a outra fação? Quero tentar fazer isso!"
E depois pensei que se os lançássemos em separado31, as pessoas podiam divertir-se ao escolher a versão que queriam e teriam de decidir: "Qual devo comprar?" Fiquei muito entusiasmado quando falei com o Maeda-san sobre isso. Disse que queria muito fazer isso e ele respondeu: "Espera um pouco." Uns dias mais tarde, ele veio ter comigo e disse: "Yamagami-san, concordo plenamente, devíamos fazer dois jogos, onde escolhemos como aliado o Reino A ou o Reino B, mas também penso que podíamos não escolher um aliado. Por isso, quero fazer três versões."31. Lançados em separado: Serão lançadas duas versões do jogo no Japão. Mais informações sobre a disponibilidade das três histórias na Europa serão anunciadas no final de 2015.