Yokota-san, já estiveste encarregue de todo o tipo de jogos. O que é que caraterizou o processo de desenvolvimento desta vez?
Desta vez, o que se destacou foi a dureza de Maeda-san, a sua adoção contínua de ideias e a forma incrivelmente positiva como ele pensa nas coisas. Nunca o vi aparentar cansaço. E isso é o mais incrível.
Mas o facto de termos amontoado coisas novas de forma positiva resultou num novo estilo de jogabilidade. Podes, por exemplo, desenvolver as personagens continuamente, por isso, mesmo que as estatísticas de uma personagem não aumentem muito quando passas de nível, podes seguir em frente sem te preocupares, porque não te faltarão oportunidades mais à frente. Além disso, no Newcomer Mode6, mesmo que um camarada seja derrotado, podes continuar a desenvolvê-lo.6. Newcomer Mode: Um modo em que se uma personagem camarada for incapacitada, essa personagem não se perde e fica disponível para ser utilizada nos mapas posteriores. Este modo apareceu pela primeira vez no jogo anterior, Fire Emblem: Shin Monsho no Nazo.
Não, não! Já está mesmo tudo bem! (risos) Até há imensa gente aqui na empresa que o joga casualmente.
Algumas pessoas consideram o Newcomer Mode uma heresia, ao passo que outras afirmam categoricamente que só descobriram que Fire Emblem era divertido graças a este modo.
Sim, houve muitos casos desses. Especialmente entre membros de uma equipa que estavam a jogar pela primeira vez – alguns deles disseram que era difícil jogar sem ter a opção dos jogos casuais. Por isso, achei que Yamagami-san revelou clarividência. Peço desculpa se fiquei irritado quando falámos sobre isso ao telefone. (risos)
Também fui totalmente contra isso desde o início. Mas quando comecei a trabalhar no Newcomer Mode, passei a achá-lo fantástico! (risos)
Há formas diferentes de o jogar e de desfrutar dele – por exemplo, jogar com seriedade ou despreocupadamente.
Isso mesmo. Como há dois modos e três níveis de dificuldade, foi difícil alcançar um equilíbrio. (risos) Se combinares o Normal e o modo Newcomer, talvez seja um pouco mais fácil.
Mas quando pedimos a novos funcionários para testá-lo, apercebi-me de que ter vários modos seria uma mais-valia: se o jogador sentir demasiadas dificuldades no Classic Mode, poderá jogar até ao fim no Newcomer Mode. Graças a isto, acho que haverá muita gente a conseguir chegar ao fim.
E não podemos deixar de referir a dedicação com que Higuchi-san e Maeda-san trabalharam para ajustar a dificuldade, para que as suas esposas pudessem jogar. (risos)