Nota: a funcionalidade SpotPass da Caixa Postal Nintendo está, desde 01/11/13, suspensa. Lê a declaração sobre o serviço SpotPass na Caixa Postal Nintendo para mais informações.
Precisavam de alguma coisa que fizesse com que as pessoas não desistissem do seu diário ao fim de dois ou três dias.
Sim. Esse foi um grande tema de discussão logo no início do desenvolvimento. Por volta dessa altura (Masaru) Shimomura-san4, o diretor geral do departamento, disse-me que não parecia bem que um departamento com a palavra “network” (rede) no nome lançasse uma aplicação sem uma função de rede. 4 Masaru Shimomura: Diretor geral do departamento de Network Business da Nintendo. Apareceu na entrevista “Iwata Pergunta” sobre Walk with me!
Era uma aplicação para o departamento de Network Business, então o diretor geral abordou-te diretamente para que acrescentassem uma função de rede.
Mas depois de o desenvolvimento ter começado, demorou algum tempo até me apresentares uma amostra.
Sim. Pensei que poderíamos encontrar alguma coisa para um diário na Nintendo DSi que fosse difícil para um diário normal e experimentámos várias coisas, como incluir um registo diário ou apresentar um gráfico. Ao mesmo tempo, estávamos a fazer o Nintendo Zone Viewer para aceder à Nintendo Zone5. 5 Nintendo Zone: Um serviço sem fios que permite aos utilizadores em pontos públicos de acesso à Internet, como lojas em todo o país, fazerem uso de serviços gratuitos como descarregar conteúdos originais ou versões experimentais de jogos para as suas consolas Nintendo 3DS, Nintendo DSi XL, Nintendo DSi, Nintendo DS Lite ou Nintendo DS. Este serviço não está disponível na Europa.
Sim. Dessa vez também criámos em conjunto com a Denyu-sha, e na altura havia a necessidade de assistir a vídeos com o Nintendo Zone Viewer. Mas achámos que seria ideal não apenas publicar vídeos mas permitir fazer coisas como desenhar graffiti neles. Depois de perguntarmos no departamento que tecnologia poderíamos usar, vários engenheiros fizeram sugestões. Uma delas envolvia fazer balançar as letras que havias escrito.
Certo. O que era especial na tecnologia era quando, mais tarde, voltavas a ler o que tinhas escrito e vias que não aparecia no ecrã tudo ao mesmo tempo, podias vê-lo como um vídeo.
Sim! Não foi como se uma coisa escrita estivesse ali parada; dava para ver que tinha sido uma pessoa a escrevê-lo. Pensei que em vez de usar essa tecnologia para os vídeos Nintendo Zone Viewer, era mais compatível com o diário de trocas e era mais divertido assim. Disse: “Quero aquilo!” a um dos engenheiros e mostrei-o imediatamente ao Denyu-sha. Foi um grande ponto de viragem.
A ordem dos rabiscos apareceu e fez-me lembrar a sensação que tinha quando estava a escrevê-lo. Foi como se estivesse a reviver a minha experiência. Por isso era mesmo divertido olhar para uma coisa depois de a escreveres.