É verdade.
Nunca conseguiríamos ter lançado um produto destes sem esta parceria tão sólida com o Louvre.
E como fomos capazes de lançá-lo num formato de que as pessoas vão poder tirar proveito por si só, o produto acaba por ter várias utilidades diversas para várias pessoas diferentes, quer já tenham visitado o Louvre, planeiem ir visitá-lo, ou nem sequer planeiem lá ir, mas que têm interesse no museu. E até pode ter diferentes significados para a mesma pessoa, dependendo do seu conhecimento naquela altura ou situação.
Para viveres a experiência de visitar o Louvre, basta ires premindo os botões e observando os diferentes elementos que forem despertando a tua curiosidade. É divertido poder aprender coisas novas dessa forma. Como também tem uma boa funcionalidade de pesquisa, podes investigar cada uma das obras e cada um dos sítios, ou escolher um dos itinerários recomendados. Se selecionares o modo automático, podes fazer uma visita guiada como se estivesses mesmo no museu.
E se um dia forem ao museu, tenho a certeza de que a forma como olham para as obras mudará. Sinto que é capaz de criar esse tipo de experiência espantosa.
Em termos gerais, creio que tudo isto está, de uma forma ou outra, relacionado com as experiências de Ikspiari. É algo em que trabalhaste durante cinco ou seis anos.
Há vários projetos aos quais dedicaste vários anos. Tanto quanto sei, o mais longo foi o conceito Mii24. Nós ainda estávamos a trabalhar na Family Computer Disk System25 e tu já dizias que o próximo passo seria criar avatares.24. Mii: Avatares criados pelos utilizadores para agirem como jogador-personagem nas consolas Nintendo 3DS, Wii e Wii U.25. Family Computer Disk System: Um produto periférico para a Family Computer System (Famicom) lançado em fevereiro de 1986 no Japão. A consola usava disquetes nas quais se podia gravar dados. A consola Famicon foi lançada com o nome “Nintendo Entertainment System” (NES) na América do Norte e na Europa.
A Disk System foi lançada em 1986. Há 27 anos, portanto. (risos) Foi há muitíssimo tempo, o que é algo bizarro. Bem, mas estiveste a trabalhar em várias outras coisas nos últimos cinco anos, incluindo algumas novidades de que ainda não podemos falar.
Quando no ano passado disse: “De agora em diante, vou estar envolvido em projetos mais pequenos” numa entrevista no estrangeiro, por qualquer razão, houve quem tivesse dito que me ia reformar, mas esta aplicação devia ser um dos projetos que tinha em mente quando fiz esse comentário.
Nem sempre temos uma imagem do produto final logo desde o início do projeto. É como se uma data de ideias vistas como um ideal, ou de ideias fantasiosas, se juntasse num só produto.