O formato original do Nintendo 3DS Guide: Louvre esteve disponível para aluguer no museu desde abril de 2013. Agora, só está disponível como aplicação para download pago. Há funcionalidades novas?
Conseguimos acrescentar alguns elementos na versão disponível para venda que não tinham sido incluídos na versão de guia do museu. Tínhamos criado uma série de funcionalidades diferentes para o guia original, mas, como os visitantes do museu só têm os aparelhos consigo durante algumas horas, sentimos que era demasiada informação para um período de tempo tão curto.
Essa questão foi referida durante o desenvolvimento. Acabámos por mudar um pouco a direção do projeto e transformá-la unicamente numa aplicação de guia para usar no local. Por isso, a versão de download tem funcionalidades que não foram incluídas na versão que estava em uso no Louvre.
Exatamente. A versão digital tem funcionalidades que te permitem gerar uma visita guiada automaticamente. Também pode ser usada como um suporte para fotografias com um relógio, que exibirá fotografias das exposições e das obras de arte aleatoriamente. Também permite reproduzir automaticamente toda a informação sobre cada exposição e selecionar e visualizar qualquer uma delas. Por isso, enquanto produto autónomo, tem bastantes funcionalidades de que podes tirar proveito.
Certo. Se trouxeres esta aplicação para o museu, também podes usar a funcionalidade de deteção da localização que está disponível em todo o museu. Também temos toda a informação em formato infantil para os miúdos, como uma visita com perguntas e respostas. Para quem se move de cadeira de rodas, o guia pode mostrar todos os percursos utilizando elevadores. Podes passar dias a divertir-te com o Louvre! (risos)
É verdade. Como as explicações originais do audioguia foram criadas em França, têm aquele “je ne sais quoi” francês.
É verdade, como é que fizeram a digitalização em 3D usada nas fotografias em 3D das estátuas?
Hoje em dia, há vários tipos de leitores óticos disponíveis. A forma mais fácil, utilizando a última tecnologia de ponta disponível, era usar um leitor ótico portátil e digitalizar as estátuas dessa forma. Para as estátuas maiores, usámos um escadote e digitalizámo-las de cima para baixo. De seguida, introduzimos texturas nos modelos que criámos para que os modelos em 3D ficassem iguais aos originais. Os designers de 3D foram incumbidos de fazer corresponder na perfeição os modelos em 3D a fotografias das obras.