Os problemas começam quando o Dr. Eggman descobre um novo elemento chamado "Ragnium", que usa como fonte de energia para tornar os seus robôs malévolos mais rápidos do que nunca. Como se não bastasse, todos os resíduos que originaram desta exploração indevida do Dr. Eggman foram enviados para ilhas próximas, cobrindo totalmente algumas áreas de fogo e de gelo. A situação deteriora-se quando o novo vilão D-Fekt entra em cena e é aí que Sonic e os seus companheiros partem para a ação.
As personagens Sonic, Tails, Knuckles, Amy e Sticks estarão reunidas e os jogadores poderão alternar entre elas para fazerem uso das capacidades únicas de cada uma. O trabalho de equipa nunca foi tão importante, pois só através da combinação da velocidade do Sonic com o poder de voo do Tails, a força bruta do Knuckles, o martelo da Amy e o bumerangue da Sticks terão alguma hipótese de congelar o D-Fekt. Mas não será fácil, já que quando estão frente a frente com bosses gigantes que enchem ambos os ecrãs, as coisas começam a aquecer.
Uma novidade neste título é a possibilidade de alternar entre o fogo e o gelo para alcançar novas áreas, destruir objetos e resolver quebra-cabeças. O Sonic e os seus amigos serão capazes de fazer com que obstáculos de gelo derretam para acederem a locais escondidos, congelar goteiras de água para deslizarem velozmente por fendas e muito mais. O jogo oferecer-te-á, ainda, a oportunidade de explorar ao teu próprio ritmo enquanto procuras segredos ou, se preferires, de acelerar para estabelecer recordes de tempo. Independentemente da tua opção de jogo, o fogo e o gelo serão essenciais para descobrir novos trajetos e áreas.
Os fãs da série de TV Sonic Boom estarão já familiarizados com o hilariante diálogo entre o Sonic e os seus amigos. Neste terceiro jogo Sonic Boom, essas observações cómicas ganharão vida com animações CGI de alta qualidade entre níveis que aproximarão ainda mais o jogo e a série de televisão.
Para além da aventura para um só jogador, Sonic Boom: Fire & Ice introduz o modo para dois jogadores Bot Racing. Aqui, o elemento dominante será a velocidade, sendo que os jogadores terão de desbloquear Bots baseados em personagens para desafiarem os seus amigos nas pistas de corrida.