Star Fox Zero – Entrevista à equipa de desenvolvimento: 2.ª parte
Olá a todos! Daqui fala o vosso mercenário da escrita, quer dizer, escritor, Akinori Sao. Espero que tenham gostado da primeira entrevista desta série, em que falámos sobre a necessidade de tornar o novo título de Star Fox não só visualmente apelativo como também uma experiência imersiva. Se bem se lembram, o diretor do jogo, Yugo Hayashi, disse-me que andava no liceu quando Star Fox para a Nintendo 64 saiu. Isso fez-me perceber quanto tempo já se passou desde que esse título foi lançado.
Nesta segunda entrevista, vamos falar sobre a forma como os novos veículos deste título vieram alargar o âmbito da jogabilidade. Como seria de esperar, podes contar com os teus clássicos preferidos, como a Arwing. Mas, desta vez, podem transformar-se, além de também haver naves completamente novas. Hoje vamos descobrir como é que isso veio influenciar a forma como jogas Star Fox, bem como aprender algumas técnicas ultrassecretas para arrecadar pontuações altas. Ora bem, vamos a isso!
Sao: Em Star Fox Zero, a nave de Fox McCloud pode transformar-se, o que é um aspeto fundamental da jogabilidade.
Miyamoto: Sim, neste título a Arwing pode transformar-se em Walker, que pode andar no solo. Esta ideia remonta ao lendário Star Fox 2, que estava a ser desenvolvido para a Super Nintendo, mas foi cancelado quando soubemos que a Nintendo 64 estava a caminho. Em Star Fox 2, podias transformar-te num robô para entrar em espaços apertados, como naves inimigas. Neste novo título, podes premir o Botão A sempre que quiseres para transformares a tua nave em Walker.
Hayashi: Mas, no novo jogo, podes jogar com o Walker original que foi desenvolvido para o tal Star Fox 2 que nunca chegou a ser lançado.
Sao: Mas isso não acontece só com a Arwing. Podes viver a experiência Super Nintendo completa com os lasers, bombas, efeitos sonoros e tudo mais.
Hayashi: Exatamente. E também podes transformar-te no robô que criámos para Star Fox 2 e controlá-lo. Nós chamamos-lhe o Retro Walker.
Miyamoto: Então, ressuscitámos os modelos poligonais simples de há mais de 20 anos atrás, utilizando a tecnologia de hoje em dia.
Sao: Então, não só podemos utilizar a velha Arwing, como também podemos experimentar uma versão antiga do Walker!
Miyamoto: Existem amiibo tanto do Fox McCloud como do Falco da série Super Smash Bros e queríamos muito oferecer algo especial aos jogadores que os comprassem. Esta foi a ideia que decidimos por em prática.
Sao: Então o Walker que criaram para este título baseia-se na versão original de Star Fox 2. Quando vi como se mexia, pensei logo num pássaro. Quer dizer, quando aterra no solo até bate as asas.