A Nintendo alia-se ao Louvre para disponibilizar o Audioguide Louvre - Nintendo 3DS
Graças às funcionalidades da Nintendo 3DS, que incluem imagens e animação em 3D, o guia contém um mapa interativo que permite aos visitantes verem exatamente onde estão no museu. O guia versátil pode ainda ser adaptado aos gostos de cada um e contém mais de 700 comentários gravados pelos curadores e conferencistas do museu que permitirão aos visitantes descobrirem mais sobre as coleções do Louvre e a história por detrás do próprio edifício.
Hervé Barbaret, administrador geral do Louvre, declara, a propósito desta parceria: “Agrada-me particularmente que a nossa colaboração com a Nintendo se tenha traduzido nesta iniciativa de contar com um guia áudio integrado na consola Nintendo 3DS. Com esta parceria quisemos unir o património e o inovador mundo do entretenimento interativo através de uma consola que as pessoas já conhecem. Acreditamos que a Nintendo 3DS é perfeita para atingir este objetivo. A Nintendo tem mais de 35 anos de experiência em desenvolvimento de jogos e consolas e pensamos que este novo guia áudio é uma ferramenta valiosa que ajudará a fazer de uma visita ao Louvre uma experiência mais dinâmica e enriquecedora, especialmente para os que não estão tão familiarizados com o ambiente de museu.”
Satoru Iwata, presidente da Nintendo Co., Ltd, acrescenta que “a Nintendo tem a honra de poder ver a Nintendo 3DS a proporcionar este guia áudio exclusivo a um museu tão famoso e popular. A experiência da Nintendo em desenvolvimento de jogos que podem ser desfrutados por todos, independentemente da idade e do sexo, foi utilizada com o objetivo de fazer com que os visitantes do Louvre tenham oportunidades mais amplas de experienciar as exposições à sua disposição.”
Inclui mais de 700 comentários áudio e fotografias, muitas em alta definição. Com explicações simples e envolventes, os especialistas do Louvre oferecem aos visitantes informações de fundo para os ajudar a entender melhor as obras em exposição.
Uma seleção das maiores obras de arte destacadas no mapa interativo, para garantir que os visitantes não perdem as obras mais importantes do museu. Estes podem criar o seu próprio itinerário através do museu para descobrirem as obras de arte que querem ver.
Comentários acessíveis a visitantes com deficiências: os deficientes auditivos podem aceder a uma visita guiada em vídeo com linguagem gestual (em francês) que se foca nas maiores obras do Louvre. Os deficientes visuais podem visitar a galeria de “toque especial”.
Até 25 de junho de 2012, os visitantes poderão descobrir os misteriosos segredos revelados na exposição “Le Sainte Anne, l’ultime chef-d’oeuvre de Léonard de Vinci”, com explicações de Vincent Delieuvin, chefe do departamento de quadros do Louvre e curador da exposição.
Com coleções espalhadas por três alas e quatro pisos de um edifício enorme, por vezes é difícil manter o sentido de orientação. Mas com o apoio da tecnologia de estimativa de localização da Nintendo, os visitantes já não têm desculpa para se perderem num dos maiores museus do mundo. O novo guia áudio permite-lhes verem onde estão em qualquer altura no mapa do museu e graças aos dois ecrãs da Nintendo 3DS, podem até visualizar o mapa principal do piso em que estão e a sua posição exata.
Animações interativas, modelos 3D de grandes obras, imagens 3D dos espaços do museu… Talvez queiras ver a parte de trás da Vitória de Samotrácia mas não consegues contornar a estátua porque está colocada em frente a uma parede? Com a tecnologia 3D, os visitantes podem admirar as obras de arte a partir de qualquer ângulo!
Muitas fotografias em alta definição acompanham os comentários, ajudando os visitantes a identificar cada objeto e a aceder a informações adicionais. Usa o zoom HD e observa bem os detalhes de cada obra: investiga a paisagem por trás da Mona Lisa, tenta reconhecer as personagens retratadas em A consagração do imperador Napoleão (de Jacques-Louis David), e admira a arquitetura mostrada em As Bodas de Caná (de Veronese).