Miyamoto-san, agora que passou mais de um mês depois do lançamento do Wii Music, o que é que sentes?
Concebemos o Wii Fit porque gosto de controlar o meu peso, mas nunca tinha sido capaz de transformar a minha paixão pela música num jogo. Mas a equipa fê-lo por mim com o Wii Music e ficou quase parecido com o que tinha imaginado! Até agora, quase não joguei os jogos que desenvolvemos depois de terem sido lançados.
Mas desta vez corri para casa para aperfeiçoar este ou aquele aspecto de uma música e quando deixava de jogar por algum tempo, mal podia esperar por voltar a jogar. Podia jogar por horas. É assustador. (risos) Penso que o verdadeiro teste de um bom jogo é quando não se consegue estar longe deste. E tu, Iwata-san?
É bastante assustador! Sento-me para jogar um pouco e, antes de dar por isso, passaram duas horas! Não sei como porque é que este ladrão de tempo me envolve, mas quando toco um som que sai naturalmente e o resultado fica além das minhas expectativas, sinto que fui bastante compensado. É o que sinto com o Wii Music, mas parece que a recepção entre os jogadores foi distinta. Há uma clara divisão entre aqueles que o adoraram e aqueles que não o perceberam. Nos últimos anos, a Nintendo tem lançado muitos produtos que não reuniram preferências, por isso esperávamos opiniões diferentes, mas não a este nível.
Concordo. Quando se aperfeiçoa pessoalmente, o jogo em grupo torna-se mais divertido.
Está no décimo primeiro ano. Não disse que o queria, mas comprei-o na mesma. Quando lhe disse para experimentar, carregou no Botão A para saltar o texto introdutório do Sebastian Tute!
Não há nada a fazer quando alguém carrega no Botão A, mesmo que o Tute explique tudo! (risos)
O meu filho toca órgão electrónico há anos, por isso sabe ler música. Quando começou a jogar, uma das primeiras coisas que fez foi exibir as partituras. Tocava uma música e depois suspirava como que a dizer “Porque é que é especial?” E foi o fim.
Entre aqueles que não entendem o apelo do Wii Music, está um grupo de pessoas que, tal como o filho do Kondo-san, percebe música, tenta tocá-la formalmente e depois diz que o jogo não é divertido porque é demasiado simples. Depois existe outro grupo de pessoas que sabe que consegue tocar o que quiser, mas diz não estar interessado nisso.
Existe outro grupo de pessoas que sabe o suficiente de música, mas sente-se desconfortável quando ouve uma nota que não está à espera.
Como guitarrista, também me sinto assim às vezes, mas penso que se pode ganhar mais ao soltar-se nesse sentido.