Jogavas com tanto afinco que até transpiravas? (risos)
Quando a versão original de Wii Sports1 foi lançada, há sete anos, jogava-a em casa à noite, quando chegava do trabalho, e empenhava-me mesmo naquilo! (risos) Era estranho como transpirava tanto só de mover o Comando Wii, que é tão leve. E ainda fiz isso durante imenso tempo.1. Wii Sports: Um jogo de desporto lançado em simultâneo com a consola Wii em dezembro de 2006. Incluía as seguintes modalidades: ténis, golfe, bowling, beisebol e boxe.
Como é óbvio, eu sei que basta mover o Comando Wii levemente. Mas como joguei ténis verdadeiro no passado, ainda que por pouco tempo, levava aquilo mesmo a sério. Media os meus passos e empenhava-me verdadeiramente. Creio que era uma boa forma de livrar-me do stress.Hoje, gostaria de fazer-vos perguntas sobre Wii Sports Club. Fico entusiasmado quando penso que vou voltar a viver esses dias. E hoje até vamos jogá-lo, não é?
Sim. O ténis e o bowling estão ambos prontos. Mas hoje vamos ficar-nos pelo ténis porque é a modalidade que permite transmitir as caraterísticas do jogo mais facilmente.
Como ainda não joguei a versão de Wii Sports para a Wii U, estou ansioso por fazê-lo. E, como vamos filmar-nos enquanto jogamos, espero que todos os leitores desta entrevista vejam o vídeo que acompanha esta entrevista.
Também trabalhaste em Wii Sports e em Wii Sports Resort2. Não consegues largar esta série! (risos)2. Wii Sports Resort: Um jogo de desporto compatível com o acessório Wii MotionPlus e lançado na Europa em julho de 2009. Os jogadores podem praticar um total de 12 modalidades, como wakeboarding, corridas aquáticas, esgrima e arco e flecha, numa estância tropical.
Não! De todo! (risos) Gosto muito desta série. Por isso, em vez de deixar que outra pessoa assumisse o cargo de diretor e de me vir a arrepender mais tarde ao pensar “Isto não é Wii Sports”, apresentei-me como voluntário. Queria mesmo ser eu a fazê-lo.
O jogo mudou bastante em comparação com a estrutura anterior, mas deixemos isso para depois.
Sou Makino, do Departamento de Planeamento e Desenvolvimento de Software. Como pedimos ao Namco Bandai Studio3 para desenvolver o jogo, no início participei como coordenador. Mas, no final, estive envolvido em quase tudo. Trabalhei sobretudo com as funcionalidades de rede, mas também houve momentos em que fiz sugestões sobre como determinadas funcionalidades deveriam resultar.3. Namco Bandai Studio Inc.: Uma empresa de planeamento e desenvolvimento de videojogos, fundada em 2012 enquanto subsidiária da Namco Bandai Games Inc.
Sou Suzuki do Departamento de Planeamento e Desenvolvimento de Software. Também comecei por ser coordenador, atuando como ponto de contacto do Namco Bandai Studio e trabalhando com as subsidiárias no estrangeiro na localização das várias versões internacionais. No entanto, acabei por fazer tudo aquilo que pude.
A meio do desenvolvimento, Makino-san e Suzuki-san passaram a trabalhar também como planeadores com plenos poderes. É verdade que, desta vez, pedimos ao Namco Bandai Studio para desenvolver o jogo. No entanto, o título também contou com a participação de funcionários do Departamento de Desenvolvimento de Rede e Operações, do Departamento de Planeamento e Desenvolvimento de Software, de que Makino-san e Suzuki-san fazem parte, e do Departamento de Análise e Desenvolvimento de Entretenimento.
Porque se tratava de Wii Sports, creio eu. Toda a gente nutria sentimentos fortes pelo jogo e, quando decidiram contribuir, sentiram que tinham de se esforçar ao máximo – algo pelo qual estou muito grato. Acredito genuinamente que só fomos capazes de chegar aonde chegámos graças a esse esforço.