Com o Flipnote Studio não se trata apenas de visualizar e avaliar as criações dos outros. Também as podes modificar.
Correcto. Chamo a isto “animação participativa.” Na maior parte das vezes, cada animação submetida é criada apenas por uma pessoa. Mas com o Flipnote, podes brincar um pouco com o que alguém criou – qualquer pessoa pode dar continuidade à criação de outras pessoas.
Mas se as criações podem ser alteradas por muita gente, não será impossível saber quem foi o criador original?
O nome do criador original é mantido no ficheiro. Quando fizeres o download da animação e a alterares, os nomes são acrescentados como colaboradores numa lista de créditos, digamos assim, que pode ser consultada. Acho que todos ficarão contentes por ver a sua participação registada.
Apesar de o criador original não mudar, a criação pode ficar muito diferente no final. Por isso, a pessoa que teve a primeira ideia estará muito interessada em saber qual o resultado final. Não vai submeter uma criação e depois esquecer o assunto – vai querer ir ver de tempos a tempos como está.
Estou desejoso de ver as animações crescerem e ramificarem como uma grande história familiar até que… Zás! De repente, tens uma grande árvore!
O criador original é uma espécie de antepassado familiar! (risos) Então e o que têm reservado para o Flipnote Studio a partir de agora?
Há tanta coisa que queremos fazer, por isso ainda vai demorar um pouco a termos tudo pronto. Em primeiro lugar, queremos lançá-lo este ano com o serviço Flipnote Hatena da Hatena simultaneamente.
Quando o serviço começar de facto, haverá muitas submissões e vamos começar a ver o que mais podemos fazer de divertido. Depois disso, quero acrescentar novos serviços, lançar o Flipnote Studio Version 2, reflectindo nesta versão o que é mais interessante no Flipnote Studio. Também planeamos introduzir a função da lista de créditos que mencionei anteriormente. Depois disso, quero disponibilizá-lo a todo o mundo, para que todos possam visualizar e avaliar uma grande variedade de animação.
Para dizer a verdade, não tenho ideia de que tipo de animações serão submetidas depois de o software ser lançado. E isto porque, no trabalho em conjunto com Kondo-san, tem surgido animação bem para além do que esperava. Por exemplo, notas como entradas num diário compostas integralmente por palavras, criações únicas com fotografias – não se pode chamar a isto livro animado.
Por isso considerarias o projecto um sucesso se a palavra Flipnote fosse usada normalmente.