Obrigado.
Até agora a série Iwata Pergunta tem-se largamente centrado nos novos produtos antes de estes serem lançados, por isso penso que todos vocês que trabalharam no desenvolvimento da Nintendo DSi XL pensaram, no dia do lançamento, que eu, desta vez, não vos ia entrevistar. De facto, há algum tempo que andava a pensar que não seria má ideia conduzir uma entrevista Iwata Pergunta depois de ter ouvido o feedback dos clientes que compraram o produto. Pensei também que poderia ser uma experiência interessante transmitir os objectivos que estão na base do desenvolvimento de um produto depois de este ter sido lançado. É por esta razão que, pouco mais de uma semana após o lançamento da Nintendo DSi XL no Japão – gostaria de informar que hoje estamos a 30 de Novembro –, vou entrevistar a equipa que está por detrás desta nova consola. Muito obrigado a todos por estarem hoje aqui comigo.
Vamos começar com as vossas apresentações pessoais e, resumidamente, expliquem o papel que desempenharam no projecto. Vamos começar contigo, Yoneyama-san.
Chamo-me Yoneyama, trabalho no Departamento de Investigação e Engenharia. O responsável pelo projecto foi Kuwahara-san, que se encontra sentado ao meu lado. O meu papel foi, fazendo uso da minha experiência, apoiar Kuwahara-san, da minha forma despercebida, desde a fase de desenvolvimento da Nintendo DSi XL até ao produto final.
Yoneyama-san, tu chefiaste a fábrica na China e assumiste certos procedimentos, fazendo um esforço incrivelmente enérgico em nome deste projecto.
Apoiei-me muito nele. Mas, ao mesmo tempo, senti, de facto, que não era correcto estar numa posição em que me apoiasse tanto nele! (risos)
Então, Kuwahara-san, já percebemos que te apoiaste muito no Yoneyama-san. Será que poderias agora apresentar-te como deve ser?
Kuwahara-san, tu também participaste na entrevista Iwata Pergunta sobre a Nintendo DSi. Então, depois desse projecto, continuaste, até agora, a desempenhar a função de responsável de projecto.
Sim, foi uma grande honra ser o responsável de projecto. Mas, apesar de ser esse o meu papel, se tivesse de dizer concretamente o que fiz, diria que acendi o rastilho do projecto. Assim que as coisas começaram a rolar, penso que será justo dizer que, basicamente, me limitei a ficar na retaguarda. Na altura em que estávamos prestes a iniciar a produção em série, Yoneyama-san já tinha trabalhado de forma extremamente árdua durante um longo período, na China. Se ele fosse um colega mais jovem, podia ter-lhe dito algo como: “Vai em frente! Só mais um bocadinho!” Mas com um colega sénior, com tanta experiência como o Yoneyama, estava mais um pouco preocupado com a sua saúde!
(risos) Daqui a pouco já vou fazer mais perguntas sobre a China. OK, passemos a ti, Amano-san.
Chamo-me Amano e trabalho no Departamento de Investigação e Engenharia. Fui o responsável pelo design do mecanismo da consola.