Até nós ficámos surpreendidos! (risos)
Como é que um projeto sem precedentes, como Mario e Sonic nos Jogos Olímpicos, se tornou tão popular, sobretudo na Europa e na América4? 4 O número total de cópias vendidas na Europa e na América do Norte para as versões Wii e Nintendo DS de Mario e Sonic nos Jogos Olímpicos ultrapassou os dez milhões. Além disso, o número total de vendas para as versões Wii e Nintendo DS de Mario e Sonic nos Jogos Olímpicos de Inverno ultrapassou os oito milhões na Europa e na América do Norte (até 10/2011).
A SEGA já tinha reputação comprovada na criação de jogos de desporto. Qual pensam ter sido o ponto fundamental para que Mario e Sonic não terminasse no primeiro jogo e se tornasse uma série?
Hmm... Houve vários pontos fundamentais, e alguns não compreendo bem, mas acho que o cenário dos Jogos Olímpicos foi um fator importante. O (Shigeru) Miyamoto-san também falou sobre isso, mas os mundos dos jogos Super Mario e Sonic the Hedgehog não são perfeitamente compatíveis, por isso uma simples combinação dos dois não teria resultado.
Mas existia um mundo que transcendia tanto o Mario como o Sonic, o mundo dos Jogos Olímpicos.
Sim. Se surgisse algum problema, podíamos dizer: “Mas são os Jogos Olímpicos, por isso não faz mal, certo?” (risos) Se alguém dissesse que “o Mario corre assim” ou que “o Sonic corre mais depressa”, podíamos responder: “Bem, a prova de 100 metros nos Jogos Olímpicos deve ser assim.” Isso foi bom para resolver problemas.
A SEGA e a Nintendo falaram durante muito tempo sobre a possibilidade de o Mario e o Sonic aparecerem juntos, mas era difícil encontrar um cenário aceitável. Suponho que os Jogos Olímpicos serviram esse propósito bastante bem.
Mas, para ser sincero, acho que muitas pessoas pensam assim. No entanto, não usámos isso como razão para utilizar mais personagens de Super Mario. Acho que isso foi importante. Se apareciam cinco personagens de Super Mario, introduzíamos cinco personagens de Sonic the Hedgehog. Mesmo que fossem personagens menos conhecidas, usávamos cinco. Não cedemos nessa regra dos 50/50.
Penso que é por isso que tem o apoio dos fãs das duas séries. Contudo, não sei se foi essa a chave do sucesso.
Exato. Quando fizemos o primeiro jogo, a personagem SEGA mais difícil foi o Sonic. É suposto que ele não saiba nadar.
E as provas de natação são uma das principais atrações dos Jogos Olímpicos, por isso não sabíamos o que fazer. (risos) Tive várias conversas com o supervisor responsável pelo Sonic. Dizia-lhe: “São os Jogos Olímpicos, por isso quero que ele nade.” E a resposta era: “Não, o Sonic não sabe nadar, por isso está fora de questão.” E eu argumentava: “Mas é impensável ter Jogos Olímpicos sem natação!”