De que Game & Watch te lembras melhor, Izushi-san?
Game & Watch: Donkey Kong 21. Pensei em como poderia recriar a versão arcade de Donkey Kong 22 com o número limitado de segmentos disponível para Game & Watch, e embora não saiba desenhar, redesenhei os esboços vezes sem conta. Depois, quando achei que estavam prontos, pedi a Kano-san para os polir. Para além disso, este título foi o primeiro a usar o +Control Pad. 21 Game & Watch: Donkey Kong: O segundo jogo Game & Watch da série Multi Screen em que o jogador evita barris enquanto tenta salvar uma senhora. Lançado no Japão em junho de 1982. 22 Versão arcade de Donkey Kong: Um jogo arcade que apareceu no Japão em 1981. A versão para a NES foi lançada no Japão em 1983.
Um ano antes de a NES ter sido posta à venda, Game & Watch: Donkey Kong foi o primeiro jogo a usar o +Control Pad.
Experimentámos todo o tipo de coisas para o +Control Pad. Pedíamos a Yokoi-san para experimentar protótipos em que a equipa de hardware tinha trabalhado arduamente e perguntávamos: “Que tal?” e ele respondia: “Não está bem” e depois recomeçávamos o processo.
Fizemos muitos... Yokoi-san queria muito que os jogadores pudessem utilizá-la sem olharem para as suas mãos, então implementámos coisas como uma depressão no centro.
Ah, estou a ver. Mas é um elemento tão importante que poderia dizer-se que a sua dedicação contribuiu significativamente para a cultura de videojogos de hoje. Donkey Kong também tinha dois ecrãs.
Já tinham passado dois anos desde o lançamento de Game & Watch: Ball, por isso achámos que devíamos fazer algo novo e atribuíram-nos a tarefa de usar dois ecrãs.
Sim, tal como com a Nintendo DS! (risos) Mas em 1982 ainda não havia computadores portáteis, então não havia dispositivos eletrónicos que se dobrassem assim.
Fizemo-lo dobrável porque era importante que os jogadores pudessem jogá-lo em qualquer lado.
Ainda tens esses produtos de maquilhagem? Kano-san, a tua capacidade para guardar coisas é incrível! (risos)
O conteúdo da parte de baixo já desapareceu mas os espelhos ainda lá estão. Usei-os como referência para fazer o “multiscreen”.
Sim. Há pouco perguntaste que título nos abriu alas e acho que Game & Watch: Donkey Kong foi um desses títulos. Miyamoto-san apresentou a versão arcade de Donkey Kon, e um ano depois lançámos a versão Multi Screen, então acho que houve um efeito de sinergia muito forte.